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aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade
16 de março de 2020
“Vou te passar o briefing e depois vamos fazer um brainstorming. Mas antes, preciso confirmar qual o target e se o budget foi aprovado”.
Eai, entendeu alguma coisa?
Alguns termos são mais fáceis do que outros, mesmo assim, ainda existem aqueles que deixam dúvidas ou podem ser utilizados em diferentes contextos. Confira o aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade.
aD.ictionary – A
Alcance: Sinônimo de cobertura, ou abrangência de alguma ação de marketing, número de usuários que visualizaram uma publicação online. O alcance pode ser orgânico ou pago.
Algoritmo: Conjunto de regras e procedimentos que definem a realização de alguma função em sites e apps. Por exemplo, o algoritmo usado pelo Google para as buscas na internet é diferente daquele usado para os anúncios no Google Ads.
API: Sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português. São códigos que dão acesso a um aplicativo para utilização das funções ou sistemas de outro software. Por exemplo, ao vincular sua conta do Facebook com a do Spotify, seus dados foram incorporados ao Spotify através de uma API.
Automação: Otimizar processos através de ferramentas que automatizem ações de marketing digital e estratégias, como a geração e nutrição de leads, envio e monitoramento de email marketing, campanhas em redes sociais, entre outros.
aD.ictionary – B
B2b: Sigla para Business-to-business. Ou seja, o serviço oferecido é voltado para outras empresas, não para o consumidor final.
B2c: Sigla para Business-to-consumer. Ou seja, o serviço oferecido é voltado para o consumidor final.
Benchmarking: Estudo estratégico que analisa boas práticas utilizadas pelo mercado para repeti-las ou adaptá-las à sua empresa. Tem como objetivo melhorar processos e determinar o desempenho de práticas e técnicas a serem mantidas ou abandonadas na busca pelo melhor resultado.
Big data: Termo da Tecnologia da Informação para um grande conjunto de dados gerados, armazenados e processados em tempo hábil. O objetivo é melhorar o fornecimento de informações, possibilitando que estratégias e decisões sejam embasadas, cada vez mais, por dados reais e precisos sobre cada usuário.
Bot: Abreviação de robot, utilizado em alguns processos de automação. O Chatbot, por exemplo, consiste em uma aplicação capaz de fazer a triagem de usuários que procuram tirar dúvidas sobre um produto ou serviço.
Brainstorm: Termo em inglês que significa “tempestade de ideias”. Processo utilizado em agências de publicidade para buscar soluções criativas para as demandas dos clientes.
Branding: Branding é o conjunto de ações estratégicas focadas no posicionamento e percepção de valor da marca perante seus consumidores.
Briefing: Série de instruções passadas pelo cliente para orientar alguma atividade ou tarefa.
Budget: Termo em inglês que significa “orçamento”. Por exemplo, “temos que planejar as ações de marketing dentro do nosso budget”.
aD.ictionary – C
Case: Descrição ou relato de um trabalho realizado com sucesso para um cliente. É utilizado para demonstrar técnicas e diferenciais que ajudaram outros clientes, de forma prática e com resultados reais.
CAC: Sigla para Custo de Aquisição de Cliente. Métrica capaz de mensurar quanto a empresa gastou para conseguir um novo cliente.
Conversão: Quando um usuário realiza alguma ação desejada pela empresa. Por exemplo, preencher um formulário, realizar uma compra, curtir a página, fazer o download de um eBook, entre outros.
Cornerstone content: Termo em inglês que significa “conteúdo estrutural”. É utilizado para indicar os textos mais importantes de um Blog. Este tipo de conteúdo precisa conter diversos assuntos para que outros textos sejam conectados a ele (link buiding). Isso pode ser feito através da palavra-chave principal ou de uma palavra-chave secundária que será abordada em outros conteúdos.
CPA: Sigla para Custo Por Ação. A mais complexa forma de pagamento de anúncios patrocinados, onde o anunciante paga apenas quando ocorre uma Conversão predefinida durante o planejamento da campanha.
CPC: Sigla para Custo Por Clique. Forma de pagamento de anúncios patrocinados, onde o anunciante paga com base no número de cliques efetuados.
CPM: Sigla para Custo Por Mil (impressões). Forma de pagamento de anúncios patrocinados, onde o anunciante paga a cada mil vezes que o anúncio é exibido.
CRM: Sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes, em português. O CRM consiste no conjunto de programas e ferramentas de gestão de leads, que auxiliará no acompanhamento do processo de atendimento, distribuição e vendas. Já existem no mercado softwares específicos para executar tais funções. Também é um importante aliado para manter o controle sobre o ROI, otimizando ainda mais os investimentos em marketing digital.
CRO: Sigla para Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, em português. O CRO consiste em otimizar a estratégia de marketing digital para converter mais visitantes ou seguidores em clientes.
CS: Sigla para Customer Success, ou Sucesso do Cliente, em português. Área do Atendimento responsável por garantir que os clientes alcancem os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço.
CTA: Sigla para Call To Action, ou Chamada para Ação, em português. É qualquer chamada, imagem ou texto que leve o visitante de uma página a realizar alguma ação. Por exemplo, “preencha o formulário e ganhe 10% de desconto na sua próxima compra”.
CTR: Sigla para Click Through Rate, ou Taxa de Cliques, em português. CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido:
Cliques ÷ Impressões = CTR.
aD.ictionary – D
Deadline: Termo em inglês que significa “limite de tempo” ou “prazo”. Uma data limite, ou um horário específico, em que uma tarefa deve ser concluída.
Domínio: Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a identificação dos endereços de computadores na internet, caso contrário, seria necessário memorizar uma sequência enorme de números. Por exemplo, a Rede Globo registrou o domínio globo.com para todas as suas páginas da web.
aD.ictionary – E
eBook: Termo em inglês que significa “livro eletrônico”. O eBook é distribuído sob a forma de arquivo eletrônico para ser acessado em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura. O eBook pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente, sendo uma ótima modalidade usada por empresas para educar o mercado e atrair potenciais clientes.
eCommerce: Termo em inglês que significa “comércio eletrônico”. O eCommerce é uma loja virtual de uma única marca, onde as vendas são feitas por meio de uma plataforma virtual própria.
Endomarketing: Sinônimo de Marketing Institucional Interno. É o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas)
Engajamento: Qualquer interação do seu público com suas publicações nas Redes Sociais. Curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas e interações aos stories/status, tempo gasto vendo os stories/status, entre outros. Por exemplo, “não precisa se preocupar com o alcance, vamos impulsionar essa publicação para gerar maior engajamento de nossos seguidores”.
aD.ictionary – F
Fee: Termo em inglês que significa “taxa”. Preço dos honorários fixos, acertado previamente entre agência e cliente. Por exemplo, “o valor da proposta refere-se apenas ao fee, campanhas futuras serão cobradas à parte”.
Follow-up: Termo em inglês que significa “acompanhamento”. Fase seguinte ao lançamento de um projeto ou campanha publicitária em que resultados serão monitorados.
Freelancer: Termo em inglês que significa “trabalhador autônomo”. No Brasil, conhecido popularmente como freela, é o termo utilizado para denominar o profissional autônomo que presta serviços em diferentes empresas, captando e atendendo seus clientes de forma independente.
Funil de vendas: Consiste em um modelo estratégico elaborado para dar suporte à jornada de compras dos consumidores, desde o primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda. Composto por 3 fases: topo, meio e fundo, o funil de vendas melhora o alinhamento entre as áreas de marketing e vendas, otimizando a aquisição de clientes e seu avanço durante o processo.
aD.ictionary – G
Google Analytics: Através do Google Analytics é possível registrar e analisar todos os dados vinculados às campanhas de Marketing Digital. Além disso, também é calculado o retorno sobre o investimento, chamado ROI.
Google Ads: Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é o principal serviço de publicidade do Google. A plataforma oferece toda a gama de recursos publicitários do Google, sites de parceiros e aplicativos.
Google AdSense: O Google AdSense é uma forma de ganhar dinheiro veiculando anúncios em seu site. Por meio dele, é possível negociar espaço publicitário destinado às empresas que têm interesse no público do seu site, seja através de uma negociação direta ou de processos de automação.
Growth Hacking: Termo em inglês sem tradução exata para o português. Growth Hacking consiste em identificar quais são as “brechas” não aproveitadas para gerar o “crescimento” de uma empresa. Esta metodologia visa otimizar o crescimento rápido e sustentável de uma empresa, organização ou instituição, utilizando do conceito de encontrar “brechas” de crescimento no mercado e, a partir disso, criar estratégias focadas em performance.
Guest Post: Termo em inglês que significa “publicação de convidado”. São as publicações de conteúdo para blog escrito por algum convidado, geralmente um especialista sobre o assunto, podendo ser também um blogueiro ou uma empresa.
aD.ictionary – H
Hashtag (#): As hashtags são uma maneira de categorizar assuntos ou discussões sobre um determinado conteúdo nas redes sociais. Ela é utilizada para indexar todas as publicações com a mesma hashtag. Por exemplo, para ver publicações sobre marketing digital no Instagram, basta pesquisar: #MarketingDigital.
Hiperlink: Hiperlink é uma ligação entre páginas da web feita através de links que se conectam por assuntos relacionados, levando de um arquivo para outro.
Home: É a página principal de um site, onde o usuário tem o primeiro contato ao acessar um determinado domínio/URL. Na Home são apresentadas as principais informações da empresa e a partir dela é possível acessar outras páginas do site: institucional, produtos e serviços, destaques e novidades, contato, blog e mais.
Hospedagem: É o serviço de armazenamento de um site. Servidor responsável por manter o site disponível na internet.
HTML: Sigla para Hypertext Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto, em português. Linguagem de programação utilizada para a construção e desenvolvimento de sites e páginas da web.
aD.ictionary – I
Iframe: Documento HTML inserido dentro de outro documento HTML. Utilizado para incorporar e agregar conteúdos de fontes externas em uma página. Por exemplo, para incorporar um vídeo do YouTube em um post do seu blog, é preciso utilizar o iframe correto.
Inbound Marketing: Também chamado de marketing de atração, é utilizado para promover blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, SEO entre outros. O Inbound Marketing consiste na criação e no compartilhamento de conteúdos relevantes dentro de um segmento de mercado específico, afim de atrair novos usuários e potenciais clientes.
Indexar: Termo traduzido do inglês (Web indexing) que significa “indexação da Web”, ou “organizar em forma de índice”. Refere-se a métodos para listar o conteúdo de um site ou da internet como um todo.
aD.ictionary – K
KPI: Sigla para Key Performance Indicators, ou “Indicador Chave de Performance“, em português. É uma métrica usada para medir os resultados e o progresso das metas estabelecidas.
aD.ictionary – L
Landing Page: Termo em inglês que significa “página de aterrissagem”, também conhecida como “páginas de destino”. É a página para onde os internautas são direcionados com o intuito de realizar a conversão de uma oferta – oferecer material gratuito ou vender um produto, por exemplo. O objetivo é converter o visitante da Landing Page em lead e transformar o lead em um cliente.
Lead: Lead é qualquer usuário que fornece suas informações em um formulário de contato em troca de algum conteúdo. São potenciais clientes interessados em adquirir o que a empresa oferece no mercado e que estão procurando mais informações antes de efetuar a compra. É possível também fazer a nutrição de leads através de conteúdo de qualidade, além de segmentar o tipo de conteúdo que se encaixa melhor com o interesse de cada lead.
Link Buiding: Termo em inglês que significa “construção de links”. Essa técnica visa otimizar o posicionamento orgânico de um site no Google através de links para outros artigos relacionados ao tema em questão, aumentando o tempo que os usuários permanecem em um blog/página e, por consequência, sua autoridade nos mecanismos de busca.
Link Patrocinado: São anúncios pagos para serem veiculados no topo da página dos mecanismos de busca. Ou seja, é a forma mais “fácil” de por seu site na primeira página do Google.
aD.ictionary – M
Market Growth Rate: Termo em inglês que significa “taxa de crescimento de mercado”. É a taxa de crescimento que uma empresa atingiu em seu segmente de mercado durante um determinado período de tempo.
Market Share: Termo em inglês que significa “fatia de mercado”. É a fração da participação de mercado de uma determinada empresa. Por exemplo, “a Ambev perdeu 2,3% do market share de cerveja no Brasil em 2019”.
Marketing de Conteúdo: Estratégia de marketing para atrair clientes por meio de conteúdos relevantes. Envolve desde o planejamento, produção e distribuição do conteúdo usado no inbound marketing, até a aferição de resultados.
Marketing Digital: Ações de Marketing voltadas para o ambiente Digital, usando ferramentas como blogs, redes sociais, vídeos, aplicativos para tablets e smartphones, aparelhos eletrônicos e diversos outros canais.
Métricas: São dados que mensuram os resultados das estratégias adotadas durante as ações de Marketing Digital. As métricas devem ser calculadas após o acompanhamento por um período predeterminado para que seus resultados sejam considerados verdadeiros.
Mídias Sociais: Canais de relacionamento online nos quais existem diferentes possibilidades de interação e participação entre os usuários. É através das mídias sociais que pessoas se conectam para compartilhar opiniões e fatos do dia a dia. Algo que as tornou um ambiente fértil para gerar novos negócios e obter sucesso no relacionamento com o seu público.
aD.ictionary – N
Newsletter: Ferramenta de comunicação responsável por gerar e nutrir leads através de conteúdos periódicos enviados por email. Mensagem informativa sobre assuntos de interesse dos seguidores de uma empresa, capaz de segmentar e manter tais seguidores ativos dentro das estratégias de inbound.
Nutrição de Leads: Automação do envio de conteúdos (Email Marketing, Newsletter, eBooks) capazes de manter ativo o relacionamento com os leads. O objetivo é induzir o lead a avançar nas etapas do funil de vendas.
aD.ictionary – O
Outbound Marketing: Apesar de ser oposto ao Inbound Marketing, quando usados em conjunto, geram melhores resultados do que quando usados isoladamente. O outbound combina técnicas de marketing tradicional com marketing digital em um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao público-alvo. Ou seja, a empresa vai até o cliente.
aD.ictionary – P
Pageview: Termo em inglês que significa “visualizações de página”. Total de visualizações de página de um site. Diferente de UU.
Palavra-chave: É a principal palavra utilizada para identificar o tema abordado em um texto. Um dos fatores mais importante para o SEO, capaz de melhorar o ranqueamento de um site nas páginas de busca.
Persona: Representação do cliente ideal. Para criá-lo, é traçado um perfil único do cliente ideal, levando em conta aspectos como objetivos, motivações, comportamento, dados demográficos, entre outros. Será este perfil único que servirá de guia para toda a estratégia de marketing da empresa.
Plugin: Módulo de extensão utilizado na otimização e automação de tarefas em sites com recursos extras.
Post: Qualquer publicação em plataformas digitais, redes sociais, blogs e sites. Podendo variar desde notícias, passando por uma foto no Instagram, até reviews de produtos e artigos específicos.
Prospect: Indicação ou lead que já tenha demonstrado interesse em determinado produto ou serviço oferecido pela empresa, tornando-se um possível cliente. Oportunidade de tornar um consumidor em cliente. Por exemplo, “hoje visitei 4 prospects e já vendi para 3 deles”.
aD.ictionary – R
Remarketing: O remarketing apresenta anúncios para o usuário que sai de um eCommerce sem efetuar compras. Ou seja, remarketing consiste em “atingir novamente” seu target (retargeting), mostrando anúncios dos produtos ou serviços do eCommerce em outros sites. Algo que ajuda a manter a marca na memória dos usuários.
ROI: Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre investimento, em português. É a relação entre o capital investido em estratégias de marketing, versus o lucro ou prejuízo resultante de tais estratégias.
aD.ictionary – S
Segmentação: Separar os leads utilizando critérios predefinidos a fim de apontar os diferentes tipos de consumidores presentes na base a ser trabalhada.
SEO: Sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização do Mecanismo de Busca, em português. É o conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs que tem como objetivo subir a posição de um site no ranking do Google, gerando tráfego orgânico e credibilidade para o site.
Servidor: Máquina física ou virtual responsável por responder todas as solicitações feitas para um endereço da web. Qualquer interação feita na internet, só é possível ser realizada estando conectado a um servidor.
aD.ictionary – T
Tag: Termo em inglês que significa “etiqueta”. As tags organizam as informações disponibilizadas em sites, blogs, vídeos e imagens de redes sociais, além de leads e outros. Essa “etiqueta”, é uma palavra-chave associada à informação contida no conteúdo divulgado, um termo que o descreva e permita classificar a informação baseada em palavras-chave.
Target: Termo em inglês que significa “alvo”. Corresponde ao público-alvo, ou grupo de pessoas que devem ser atingidas por alguma ação de marketing.
Tráfego orgânico: Usuários provenientes de pesquisas realizadas em mecanismos de busca sem que seja através de um link patrocinado.
Tráfego pago: Ao contrário do tráfego orgânico, são os usuários que acessam um site ou blog através de alguma ação paga em redes sociais, ou em um link patrocinado.
Teste A/B: Teste que utiliza duas abordagens diferentes para verificar qual delas converte melhores resultados. Por exemplo, quando duas versões diferentes de um anúncio, página ou email são feitos com o mesmo objetivo e, após o período de testes, é feita a analise para avaliar qual delas apresentou maior engajamento.
aD.ictionary – U
URL: Sigla para Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recursos, em português. Também chamado de domínio, segue uma estrutura que engloba, diversos fatores, como protocolo, domínio, porta, caminho, recurso, entre outros.
UU: Sigla para Unique User, ou Usuário Único, em português. Também chamado de visitante único, o usuário é considerado único quando se identifica um diferente endereço IP mais algum identificador adicional. É uma importante métrica para avaliar resultados de campanhas.
UX: Sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário, em português. Consiste em oferecer melhorias na forma que os clientes irão utilizar seu site, app, produto e/ou serviço. O termo surgiu do design, porém hoje engloba toda a usabilidade do usuário a fim de garantir uma boa experiência. Através da UX, é possível melhorar a percepção da marca e aumentar a satisfação dos clientes.
aD.ictionary – V
Viralizar: Ação de Marketing que se espalha rapidamente, geralmente na internet, tornando-se popular e com grande alcance.
aD.ictionary – W
Webinar: Termo em inglês que significa “seminário online”. É uma videoconferência online, geralmente apresentado ao vivo, com o objetivo de impulsionar eventos, lançamento de produtos ou gerar engajamento e conversões. Durante o webinar, existe a possibilidade de interagir com o orador por meio de chats, hashtags e diferentes reações em tempo real.
Agora será mais fácil entender sobre Publicidade e Marketing Digital. Mas sempre que precisar, venha conferir e tire suas dúvidas com o aD.ictionary.
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