Logo BTA Creative
Adwords

Branding: Entenda o Desenvolvimento Completo de uma Nova Marca

21 de agosto de 2018

Todos os dias uma nova Marca surge no mercado. Diante de tantos nomes e logos, fica difícil se destacar da concorrência e atingir seu público-alvo. Para iniciar, o mais importante é oferecer serviços de qualidade para seus consumidores, qualificação técnica dos profissionais envolvidos e a construção de sua identidade.

Já foi dito sobre a Importância do Registro de Marca, com todas as garantias jurídicas encaminhadas, vamos abordar a construção e, principalmente, como Consolidar a Nova Marca na memória do seu target. Para isso, é importante seguir o planejamento estratégico e entender a importância de cada etapa: Segmento de mercado, diferenciais da marca e identidade visual.

Segmento de Mercado

O primeiro ponto a ser pesquisado é qual segmento de mercado que a nova marca irá atuar. Com isso bem definido, deve-se conhecer os líderes desse mercado e marcas concorrentes. Esse estudo tem como propósito entender o segmento, além de diagnosticar possíveis gaps dos concorrentes.

Por exemplo, alguém que pretende abrir um salão de beleza. Após a análise do segmento de mercado, foi constatado que nenhum dos concorrentes oferece serviço de massagem. Nesse caso, oferecer esse serviço é um bom diferencial a ser trabalhado para se destacar dos demais.

Diferenciais da Nova Marca

O consumidor tem como hábito pesquisar antes de efetuar uma compra. Bom atendimento, preço competitivo e qualidade do produto/serviço já são oferecidos pela maioria dos concorrentes.

Por isso, ao definir os Diferenciais da Marca, considere vender algo intangível. Exemplo: o McDonald’s não “vende” hambúrgueres faz tempo – nos últimos anos, a única comunicação utilizada pela rede de fast-food em suas campanhas publicitárias foi sobre felicidade.

É preciso atingir o cliente de maneira positiva, trazendo uma sensação de que ele é realmente especial.

Identidade Visual

Ter a Identidade Visual alinhada ao Posicionamento Estratégico, fará com que a Comunicação da Marca seja feita através de linguagem uniforme e coesa. Utilizando o Branding de forma eficaz, empresas transformam a Marca em algo que vai além de um logo colorido, algo que transmita suas mensagens sem ruídos em meio a um mercado superlotado.

Essas Marcas fornecem um método de classificação, diferenciação e identificação que permitem ao consumidor simplificar suas decisões de compra. Por isso, não importa a língua que seja escrito, o rótulo vermelho do refrigerante mais famoso do mundo, não deixa dúvidas para o consumidor que o escolhe diante da concorrência.

A BigFish Comunicação tem as ferramentas que você precisa, para o desenvolvimento de sites, Branding, Registro de Marca, Campanhas Google e Marketing Digital. Para receber nossa Newsletter com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário na Home.


Entenda o que é LGPD e suas aplicações

17 de setembro de 2020

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mudará a forma como as empresas tratam…

aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade

16 de março de 2020

“Vou te passar o briefing e depois vamos fazer um brainstorming. Mas antes, preciso confirmar…