Logo BTA Creative
Audiovisual

AI – Como a Inteligência Artificial está transformando o mundo

27 de maio de 2019

A Inteligência Artificial avançou rapidamente nos últimos anos. As novas tecnologias possibilitaram sua popularização, através de assistentes pessoais de smartphones e diversas aplicações.

AI é a sigla para o termo em inglês “Artificial Intelligence”, que em português significa Inteligência Artificial. Se trata do ramo de pesquisa da ciência da computação que possibilita às máquinas aprenderem com experiências, se ajustarem a novos dados através de algoritmos e simularem a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas.
Isto é, a capacidade de aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão, além de aprender com os erros e acertos, agindo de maneira mais eficaz no futuro. Também é capaz de reconhecer padrões, tanto visuais e sensoriais, quanto comportamentais.

História

Os estudos nessa área da Ciência da Computação iniciaram na II Guerra Mundial. Porém, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1956, por John McCarthy, durante uma conferência de especialistas na área. Ele afirmou que a AI é: “a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”. John McCarthy faz parte do time de idealizadores da AI, sendo os principais cientistas: Hebert Simon, Allen Newell, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky.

Inteligência Artificial transformando o mundo

As novas tecnologias possibilitaram o avanço e popularização da AI, principalmente através dos assistentes pessoais de smartphones. A Inteligência Artificial já é utilizada hoje em serviços financeiros, como: monitoramento de hábitos de consumo, análise e aprovação de crédito e até assistência para aplicações em mercados de investimento.
O atendimento ao cliente é outro bom exemplo desta transformação. Através dos Chatbots os usuários podem esclarecer dúvidas na forma de diálogos pré-definidos, automatizando tarefas repetitivas. Os chatbots aliviam a tarefa de atendimento nas empresas, além de serem capazes de fazer orçamentos, manter contato próximo com o cliente e até vender produtos e serviços.

AI no Marketing

As possibilidades de utilização da Inteligência Artificial se aplicam ao Marketing de várias formas, como em campanhas de links patrocinados, retargeting, captação de leads entre outras. De modo geral, toda experiência do usuário na Internet pode ser utilizada para o seu benefício. Os mais comuns são os motores de recomendação usados pela Netflix, Spotify e Amazon. Através deles são levadas em consideração as preferências de cada usuário, afim de recomendar os conteúdos mais relevantes.

 

A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para cada empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário na Home.


Entenda o que é LGPD e suas aplicações

17 de setembro de 2020

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mudará a forma como as empresas tratam…

aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade

16 de março de 2020

“Vou te passar o briefing e depois vamos fazer um brainstorming. Mas antes, preciso confirmar…