Audiovisual

Storytelling: como persuadir seu público contando histórias

6 de janeiro de 2020

Storytelling

Uma boa história precisa, acima de tudo, transmitir uma boa mensagem. Na publicidade não é diferente. O storytelling é o conjunto de técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma emocionante, capaz de impressionar e persuadir sua audiência.

Para contar qualquer história é preciso responder a três perguntas básicas: Qual história eu quero contar? Qual o objetivo dessa história? Quem é o protagonista da história?

Qual história eu quero contar?

Nesse momento, alguns fatores estruturais são importantes. O primeiro deles é a narrativa utilizada para contar a história. Ou seja, ela será contada na 1ª ou 3ª pessoa? É necessário um narrador? O protagonista é o narrador? Após definir a narrativa, é preciso determinar o arquétipo utilizado.

Qual o objetivo dessa história?

A melhor maneira de não “se perder” no processo de storytelling é saber exatamente qual será a conclusão da história. Ou seja, qual o sentimento que será despertado na audiência, a lição aprendida no final da história. De forma direta, qual a mensagem que está sendo transmitida nessa história?

Quem é o protagonista da história?

A parte mais tranquila para os profissionais de Marketing. Afinal, construir uma persona é trabalho recorrente nesta área da comunicação. A audiência precisa se identificar com o protagonista, assim como é definido o target de uma campanha. O protagonista será responsável por conduzir o público através da história. Sentindo as dores e alegrias que o levaram a superar suas dificuldades, cumprir a missão e transmitir a mensagem definida anteriormente.

Na próxima semana vamos contar um pouco mais sobre técnicas de Storytelling na publicidade e alguns cases de sucesso, fiquem ligados!

 

A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para sua empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário.


Somos finalistas do principal prêmio da publicidade brasileira: o Profissionais do Ano. Realizado pela Globo há mais de 45 anos, celebra o melhor da criatividade, reconhecendo o talento…

marketing-de-conteudo-uma-jornada-para-o-sucesso-digital

No cenário competitivo atual, o marketing de conteúdo é a chave para posicionar sua empresa no mundo digital. Essa estratégia, repleta de benefícios, cria laços duradouros e estabelece…

brand-experience-ou-experiencia-da-marca

A experiência do cliente tornou-se essencial para a fidelização e o sucesso das marcas em um mercado altamente competitivo. Empresas que proporcionam experiências marcantes aos consumidores têm maior…