Logo BTA Creative
Audiovisual

UX – Focar na Experiência do Usuário Aumenta as Vendas

29 de abril de 2019

Experiência do Usuário, do inglês User Experience ou apenas UX, consiste em pensar na forma que os clientes irão utilizar seu site, app, produto e/ou serviço. Isso vai além de ter um site bonito, ou um aplicativo cheio de recursos. O mais importante é atender à demanda dos usuários.

Esse conceito é guiado por 5 elementos básicos, são eles que irão garantir uma boa experiência aos usuários. Dessa forma, com o foco certo na UX, é possível melhorar a percepção da marca, aumentando a satisfação dos clientes.

5 princípios para garantir uma boa experiência do usuário:

Útil

Parece óbvio, mas é muito comum que as pessoas tenham em seus smartphones aplicativos que nunca utilizam. O primeiro elemento é sobre ser relevante, ou seja, oferecer algo para atrair os usuários para o site ou app. Exemplo: a difícil locomoção em grandes cidades, somada ao alto custo dos táxis, ocasionaram o surgimento da Uber, hoje com mais de 75 milhões de usuários no mundo.

Usabilidade

Tradução livre para o termo em inglês “usable”. Ou seja, a forma como o usuário interage dever a mais intuitiva possível. Sites complicados, ou apps com muitas funções, geram confusão por parte dos usuários. Lembre-se: nem todo mundo está acostumado com novas tecnologias. Além disso, o usuário deve ter autonomia para utilizar os recursos oferecidos, caso contrário a experiência pode ser frustrante.

Acessibilidade

Com foco na experiência do usuário, o app ou site, deve oferecer recursos de acessibilidade, como funções para deficientes visuais, por exemplo.

Confiável

Quando se trata de site, o HTTPS é a garantia de que este domínio está certificado. Isso significa que as informações inseridas no site estão seguras. Dados pessoais, cadastros e até senhas devem seguir formulários de segurança afim de coibir fraudes, principalmente quando existe a opção de concluir a venda através da aplicação.

Localizável

Mais um termo traduzido do inglês: “findable”, algo como “fácil de encontrar”, parecido com a usabilidade. Porém, nesse caso, diz respeito aos recursos extras, ou pouco utilizados. As informações devem ser claras, com um design que contribua para a fácil compreensão dos usuários.

 

A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para cada empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário na Home.


Entenda o que é LGPD e suas aplicações

17 de setembro de 2020

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mudará a forma como as empresas tratam…

aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade

16 de março de 2020

“Vou te passar o briefing e depois vamos fazer um brainstorming. Mas antes, preciso confirmar…