Somos finalistas do principal prêmio da publicidade brasileira: o Profissionais do Ano. Realizado pela Globo há mais de 45 anos, celebra o melhor da criatividade, reconhecendo o talento…
Big Data: análise em tempo real de dados compartilhados
10 de junho de 2019
Big Data é o termo da Tecnologia da Informação para um grande conjunto de dados gerados, armazenados e processados em tempo hábil. Após o surgimento da Internet, a quantidade de dados gerados tem crescido de forma exponencial, principalmente após a chegada dos smartphones.
Parece tema para algum filme de ficção científica, mas a verdade é que o Big Data, aliado à outras tecnologias, tem o poder de oferecer serviços/produtos personalizados para diferentes segmentos, otimizar processos, identificar falhas e até preferências pessoais de um usuário específico. Tudo isso é possível através do estudo de padrões, tornando possível desenvolver metodologias personalizadas de interação com o cliente.
Os 5 V’s do Big Data
Atualmente, o big data é definido por 5 conceitos, conheça cada um deles
- Volume: grande quantidade de dados gerados diariamente, desde redes sociais e aplicativos de música, até apps de entregas e de bancos;
- Variedade: as fontes são variadas, tornando necessário cruzar esses dados para uma análise mais assertiva;
- Velocidade: todo esse volume e variedade de dados devem ser processados o mais rápido possível, gerando demanda baseada nas informações obtidas;
- Veracidade: consiste em checar o quanto uma informação é verdadeira;
- Valor: está relacionado com o valor obtido através desses dados, o quanto essa informação é útil, ou não.
Categorias para Análise de Dados
São diversas as categorias que os especialistas em big data estudam, veja as mais relevantes
- Social Data: são os dados coletados nas redes sociais, normalmente demográficos e comportamentais. Visam diagnosticar padrões de um grupo com as mesmas características, utilizado principalmente na análise de campanhas de marketing;
- Enterprise Data: em português, Dados Empresariais. São coletados pelo RH de empresas, setores de vendas, finanças, logística e produção. Grandes empresas consideram como investimento estratégico, minimizando gastos e otimizando o lucro;
- Personal Data: são os Dados Pessoais de cada usuário, extraídos de dispositivos como smartphones, por exemplo. Através desses dados, é possível saber as preferências de um determinado indivíduo, estudando padrões e tornando possível desenvolver metodologias personalizadas de interação com o cliente.
O objetivo do big data é melhorar o fornecimento de informações, possibilitando que estratégias e decisões sejam embasadas, cada vez mais, por dados reais e precisos sobre cada usuário. Por isso, sempre leia os “Termos de Uso” antes de aceitá-los, reportando qualquer tipo de abuso ou má utilização dos dados compartilhados.
A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para cada empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário na Home.
Curtiu o nosso conteúdo?
Então compartilha praquela pessoa que também pode gostar.
No cenário competitivo atual, o marketing de conteúdo é a chave para posicionar sua empresa no mundo digital. Essa estratégia, repleta de benefícios, cria laços duradouros e estabelece…
A experiência do cliente tornou-se essencial para a fidelização e o sucesso das marcas em um mercado altamente competitivo. Empresas que proporcionam experiências marcantes aos consumidores têm maior…