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Mas Afinal, O Que É Branding?

29 de março de 2018

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Nos grandes centros esse tema já está bem difundido, mas em regiões com mercados e investimentos menores, como é o caso do Alto Tietê e até grandes cidades do interior de São Paulo, muitas pessoas ainda fazem mau uso do termo branding confundindo com publicidade, marketing, naming ou design. Estas aplicações impróprias têm causado muita confusão quanto ao seu real significado.

Mas, o que isso realmente significa e como funciona o Branding?

Na perspectiva jurídica: marca é um registro. Ela pode ser definida como um nome, sinal, símbolo, dispositivo ou uma combinação dos mesmos, que visa identificar e diferenciar os bens e serviços dentro de uma mesma categoria. O proprietário ou licenciado de uma marca tem o direito de excluir outros que tentem usá-la, por ser o primeiro dentro do mercado a registrar e/ou patentear essa marca.

Na perspectiva de negócio: uma marca é um instrumento através do qual a empresa promove bens e serviços para garantir ganhos futuros. Para os consumidores uma marca é a promessa e entrega de uma experiência ao longo de cada ponto de contato. Quando gerida de forma adequada uma marca cria valor sustentável a longo prazo para a organização.

Na prática: uma marca é uma experiência de vida no cruzamento da promessa e expectativa. Ou seja, a empresa manifesta a sua marca como uma promessa, essa promessa vive nos corações e mentes dos consumidores como uma expectativa. Quando a promessa da marca e as expectativas dos consumidores se encaixam, cria-se enorme valor para ambas as partes. É através dessa co-criação (consumidor e marca) que o verdadeiro valor da marca é criada.

Através do Branding, empresas eficazes transformam suas marcas em ferramentas que permitem suas mensagens cortar o ruído de um mercado superlotado. A empresa ou organização expressa o posicionamento da sua marca através de experiências cuidadosamente elaboradas que transmitem significado e diferencia sua marca. Estas experiências persuadem os consumidores a considerar, preferir, e, finalmente, comprar seus produtos e/ou serviços.

Por outro lado, os consumidores avaliam marcas em praticamente todas as compras que fazem. Usam as marcas como método para navegar seu caminho através do mercado, permitindo aos consumidores identificar seus produtos e serviços preferidos daqueles que veem como sendo menos desejável. Quanto mais eficiente o branding, mais claros o significado e relevância da marca, mais forte na mente do consumidor e maior a chance de ser escolhida.


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