Black Friday

Black Friday: 7 dicas de marketing digital para o seu e-commerce

26 de outubro de 2021

Black Friday: 7 dicas de marketing digital para o seu e-commerce

A Black Friday, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, é uma das datas mais aguardadas pelo comércio, atrás apenas do Natal quando o assunto é faturamento. Neste ano ela cai em 26/11, e é essencial que as empresas comecem a se preparar com antecedência com um marketing de peso. A BTA preparou 7 dicas de marketing digital para o seu e-commerce vender mais nesta Black Friday. Vem conferir!

 

DADOS E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Antes de seguirmos para as dicas, é importante analisar o que os números da Black Friday passada e o comportamento dos consumidores têm a nos dizer, e quais insights sua empresa pode tirar deles.

Em 2020, início da pandemia no Brasil, as vendas da Black Friday ultrapassaram R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 31% quando comparado com 2019, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie. O estudo também mostrou que a data foi um marco na história do e-commerce brasileiro: no ano passado foram realizados 7,6 milhões de compras online, 24,7% a mais do que o número registrado na Black Friday de 2019.

Uma pesquisa da startup Méliuz feita em setembro deste ano apontou que no ano passado as pessoas pretendiam comprar mais itens de necessidade. Neste ano, mais da metade dos entrevistados declarou que espera comprar itens de desejo.

Com a retomada da economia e avanço da vacinação no país, os consumidores passaram a priorizar o que têm vontade de comprar, não mais o que necessitam. A Black Friday de 2020 foi uma experiência online para muitos, mas acredita-se que a edição deste ano será ainda mais digital, principalmente pelos hábitos de compra online que vieram pra ficar de 2020 pra cá.

 

7 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

Já deu pra perceber que apostar nas vendas pela internet pode ser a chave para a sua empresa faturar mais, certo? Mas isso só vai acontecer se vier acompanhado de uma boa estratégia de divulgação online, afinal, a concorrência nesse período luta por cada segundo da atenção dos consumidores, principalmente na internet.

Confira agora as 7 dicas de marketing digital para ajudar sua empresa a faturar mais no e-commerce nesta Black Friday.

 

1. COMECE COM UM BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING

Toda boa campanha de marketing digital deve começar com um ótimo planejamento. Para quem quer vender mais na data, é fundamental organizar tudo pensando nos seguintes pontos:

  • Quem é o público-alvo da campanha?
  • Qual será a identidade visual?
  • Qual a verba disponível para investir na divulgação?
  • Quais serão os canais/mídias utilizados (site, redes sociais, e-mail, etc.)?
  • Como será o atendimento durante a venda e no pós-venda?

O sucesso da sua campanha de marketing e, consequentemente, vendas na Black Friday, vai depender do bom planejamento da campanha levando em conta essas variáveis. Lembre-se disso!

 

2. SEJA CRIATIVO

Como falamos acima, a Black Friday é uma data em que todo anunciante investe pesado para atrair a atenção dos consumidores, e é comum vermos as mesmas estratégias de persuasão: “super descontos”, “você só encontra aqui”, “tudo em até 10 vezes sem juros”, “o melhor preço da Black Friday”, e por aí vai.

A questão é: se todos fazem o mesmo, como a sua empresa pode se diferenciar da concorrência e ainda atrair consumidores para vender mais? A resposta: seja criativo! Lembre-se de fugir do lugar-comum oferecendo algo diferenciado para o seu cliente.

Estudar a concorrência é um passo importante para entender quais práticas podem ser consideradas inovadoras e quais são adotadas por todos, para decidir qual será a estratégia da sua empresa. Mas cuidado: às vezes você pode se deparar com uma ótima ideia aplicada por outra empresa, mas ela pode não ser aplicável ao momento ou contexto do seu negócio.

 

3. ESTRUTURE BEM O SEU SITE

Ter um site bem estruturado e atraente é indispensável para a sua campanha de marketing para a Black Friday, afinal, é pelo seu site que os clientes irão realizar a compra dos seus produtos/serviços.

A pesquisa da Méliuz também mostrou que 45,5% dos consumidores se informam sobre ofertas da Black Friday pelos sites das lojas. Por isso, atenção redobrada!

Se o seu site não apresentar um bom design, navegabilidade ou informações completas sobre o que é ofertado, ele passa a repelir potenciais clientes, em vez de atrai-los. Para evitar que isso aconteça:

  • Verifique se o seu site é responsivo: um site responsivo é aquele que adapta seu design para diferentes formatos de tela, como celulares, computadores e tablets. Hoje usamos o celular para tudo, por isso é importante investir em um site responsivo para favorecer as vendas. Além disso, ele facilita o posicionamento no Google, como veremos mais pra frente.
  • Disponibilize todas as informações: se o seu cliente se interessou por algum produto, mas não tem acesso a todas as informações, ele pode desistir da compra. Adicione todas as informações dos seus produtos e/ou serviços na descrição, para que nenhuma dúvida possa impedir a concretização da venda.
  • Ofereça um visual atraente: o seu site deve ter um visual atrativo, que conquiste o visitante e faça com que ele continue navegando para conhecer mais sobre a sua empresa e ofertas. Selecione cuidadosamente as imagens e cuidado com os exageros de fotos, informações e botões.

Além dos pontos colocados acima, é importante posicionar o seu negócio no Google, já que lá é o primeiro lugar que vamos para pesquisar mais sobre um produto ou empresa.

Aparecer de forma orgânica (sem pagar nada por isso) em primeiro lugar na página número 1 do Google gera 34% a mais de cliques para um site, segundo pesquisa da Advanced Web Ranking.

Para isso acontecer é preciso investir em otimização, ou SEO. Alguns ajustes e otimizações são necessárias para que o algoritmo do Google priorize o seu site de forma orgânica nos resultados de busca, e algumas dicas de SEO são:

  • Utilize palavras-chave do seu produto ao longo do texto, no título (H1) subtítulo (H2), URL e texto alternativo das imagens.
  • Utilize estruturas de tópicos quando possível para organizar as informações.
  • Use heading tags para organizar as informações dentro do texto.
  • Otimize o seu site para que ele seja responsivo. A URL do seu site deve ser amigável, curta e sem números.
  • Construa link buldings, internos e externos, e verifique se todos os links estão funcionando corretamente.

Se for usar alguma imagem, lembre-se de adicionar um texto alternativo caso a imagem não abra, pois ajuda na indexação no Google Imagens.

 

4. INVISTA EM ANÚNCIOS

Outra forma de aumentar as visitas e conversões no seu site é por meio dos anúncios pagos do Google, o Google Ads. Sabe aquele “anúncio” que aparece ao lado dos primeiros resultados quando você digita por algo? Ele significa que a empresa pagou para aparecer nas primeiras colocações do Google, uma forma mais rápida e eficaz de destacar uma oferta e aparecer na frente dos concorrentes.

Você também pode investir em anúncios no Facebook e Instagram. Eles ajudam sua empresa a alcançar mais pessoas e gerar mais engajamento com o seu conteúdo, já que, assim como no Google Ads, você consegue criar uma segmentação com o público que deseja atingir, aumentando as chances de clique e conversão no seu e-commerce.

 

5. CRIE CONTEÚDO PARA GERAR TRÁFEGO

Além das dicas de SEO e anúncios que vimos acima, é muito importante criar conteúdo sobre a Black Friday. Boas estratégias de marketing de conteúdo ajudam a atrair tráfego qualificado para o seu blog, ou seja, são pessoas que estão realmente buscando as melhores ofertas na data.

As pessoas são atraídas por esses conteúdos porque querem tirar alguma dúvida, e após encontrar o que querem no blog da sua empresa, passam a ver o seu e-commerce com outros olhos, como alguém que as ajudou a saber mais sobre determinado assunto. Consequentemente, vai ajudar você a conquistar mais visitas no site e também clientes

Você pode investir em assuntos como “os melhores notebooks para comprar na Black Friday”, “quais os produtos que terão os maiores descontos na Black Friday”, e por aí vai.

 

6. PREPARE SEU ATENDIMENTO

É bem provável que durante a Black Friday a demanda de clientes seja muito maior, e para seguir esse ritmo você precisa oferecer um atendimento especial.

Agilidade e eficácia são dois pontos fundamentais no atendimento dessa Black Friday. As redes sociais, especialmente, devem ser monitoradas com atenção. Responda aos comentários e mensagens que chegarem no perfil da sua empresa, buscando dar atenção a todos, como alguém marcando um amigo para conhecer suas ofertas ou entrando em contato para efetuar uma troca.

Se a sua empresa tiver um aumento significativo de demanda durante a campanha de Black Friday, vale a pena reforçar sua equipe de atendimento.

 

7. SEJA TRANSPARENTE

Por fim, nossa última dica é: seja transparente! Quantas vezes já não vimos o termo “black fraude” circulando por aí, não é mesmo? Nada de jogar os preços lá em cima e depois voltar ao valor normal como se fosse uma mega promoção ou divulgar informações ambíguas. Ser sincero com o público só vai fortalecer a sua empresa e a opinião dos consumidores sobre você.

Vale lembrar que algumas empresas fazem o famoso “esquenta” da Black Friday, com ofertas durante todo o mês de novembro, oferecendo descontos, condições especiais de pagamento etc. E para quem não abre mão de aproveitar as promoções da Black Friday, falta pouco!

A BTA é uma agência certificada pelo Google, que vai ajudar o seu e-commerce a converter mais leads em clientes e aumentar as vendas. Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais!


embaixadores-de-marca-marketing-digital

Os embaixadores de marca viraram tendência entre as empresas nos últimos dois anos, e essa estratégia de parceria vai seguir em alta em 2022. O embaixador tem um papel importante na divulgação da empresa, pois tem…

Vários rostos de pessoas lado a lado

Fazer a oferta certa para as pessoas certas pode ajudar sua escola a colocar em prática estratégias mais assertivas de marketing digital, conquistando assim mais alunos. Conhecer a fundo os comportamentos…