Comunicação

Conquiste novos alunos: 5 dicas de marketing digital para escolas

10 de setembro de 2021

Lousa com a frase "5 dicas de marketing digital para escolas"

Você sabe quantos pais de alunos estão deixando de procurar sua escola para matricular o filho com o concorrente? Com a vinda da pandemia, realizar uma boa gestão dos leads (interessados em matrículas) e se posicionar corretamente no meio digital se tornou essencial para que as escolas e instituições de ensino atraiam novos alunos e continuem crescendo.

Escolher a escola onde o filho irá estudar é uma decisão tomada com base em muita informação e pesquisa, e se hoje recorremos à internet para tudo, procurar e avaliar escolas não é diferente. Por isso a BTA preparou 5 dicas valiosas sobre como as escolas podem captar novos alunos com o Marketing Digital:

 

1. TENHA UMA BOA PRESENÇA DIGITAL

Estar presente nas redes sociais e possuir um site são os primeiros passos para construir uma boa presença digital. As redes sociais são uma ótima vitrine para sua escola, já que nelas é possível divulgar conteúdo relevante e mostrar o dia a dia da instituição, além de alcançar mais pessoas e permitir a interação com os seguidores, e tirar dúvidas de pais ou interessados.

Ter um site é fundamental para oferecer aos visitantes mais informações sobre a sua escola, como os diferenciais, proposta de ensino, metodologia, entre outras informações importantes. Mas vale ressaltar: o site deve ser construído para gerar valor para sua escola, não para afastar os interessados.

 

2. TENHA UM SITE ATRATIVO

Como falamos acima, de nada adianta ter um website se ele afasta o visitante em vez de fazê-lo querer conhecer melhor sua escola. Se sua escola possui um site bem estruturado, que ofereça ao visitante uma boa experiência, e que possua informações relevantes sobre sua empresa ou sobre assuntos da área, ele tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.

Aparecer de forma orgânica em primeiro lugar na página número 1 do Google gera 34% a mais de cliques para um site, segundo pesquisa da Advanced Web Ranking. Mais abaixo vamos falar também do Google Ads, a forma paga de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

Alguns fatores que podem ajudar o site da sua escola a aparecer nos primeiros resultados sem pagar nada por isso são:

  • Ele deve ser responsivo (se adaptar a diferentes suportes, como celular e tablet)
  • O conteúdo deve ser atraente e deve ajudar o usuário a resolver algum problema ou tirar alguma dúvida
  • Deve ser bem estruturado para permitir que o usuário navegue por ele sem dificuldades
  • O conteúdo deve ser escaneável, ou seja, deve permitir que o leitor seja capaz de passar os olhos pelo texto e ter noção do que vai ser tratado nele (isso se faz com o uso de parágrafos curtos, negrito, bullet points, entre outros)…

 

3. PRODUZA CONTEÚDO DE VALOR

Já ouviu falar em Inbound Marketing? Considerado o “novo Marketing”, ele é um conjunto de estratégias de marketing baseado na criação de conteúdos voltados para um público-alvo específico. Diferentemente do marketing tradicional, nele é o público quem vai até a empresa.

Com conteúdos direcionados e que solucionem algum problema ou dúvida, o público-alvo é atraído pela mensagem da empresa, tornando mais fácil a construção do relacionamento, conversão do lead em cliente e até promotor da marca.

Com foco em gerar conexão por meio de conteúdos relevantes, o Inbound Marketing é uma ótima forma de conquistar novas matrículas, já que os pais acabam conhecendo sua escola pelas redes sociais ou site por meio dos conteúdos criados.

Investir em dicas, textos de blogs que tratem sobre educação infantil ou os benefícios do bilinguismo na infância, além de vídeos e posts informativos que girem em torno da Educação, por exemplo, são ótimas formas de divulgar sua escola sem ficar sempre na questão comercial.

 

4. INVISTA EM CAMPANHASDE CAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS

Uma forma rápida e eficiente de aumentar o número de matrículas da sua escola é investir em campanhas de captação de novos alunos, que pode ser feita por meio de anúncios no Google e nas redes sociais.

Uma das maneiras de anunciar no Google é através dos links patrocinados. Nesse modelo, você investe uma quantia de dinheiro para que seu site se destaque nos primeiros resultados de busca. Nos anúncios do Google, é possível segmentar a campanha de matrículas por localização e público, assim, fica muito mais fácil e assertivo divulgar sua escola para as pessoas certas.

O mesmo para as redes sociais Facebook e Instagram: ao investir uma quantidade de dinheiro, é possível divulgar sua campanha de matrículas para um número maior de pessoas nessas mídias, incluindo aquelas que não curtem a fanpage ou seguem o perfil da sua escola. Assim como nos anúncios do Google, é possível divulgar sua escola para a região que você determinar, além de escolher características do público que você deseja atingir, como idade, hábitos, interesses, sexo, cargo, entre outros.

 

5. FAÇA UMA BOA GESTÃO DOS LEADS

Por fim, lembre-se de ter um bom relacionamento com seus leads, os interessados em escolher sua escola. Mesmo que não sejam seus clientes agora, no futuro eles podem escolher sua empresa, por isso devem ser tratados com bastante importância.

Uma forma de mantê-los engajados com você é criar um relacionamento positivo por meio de conteúdos de valor e interações. Por exemplo: digamos que sua escola oferece um ensino bilíngue, e um pai se cadastrou no site para receber mais informações sobre o bilinguismo na infância. Por meio de conteúdos de valor, como e-mails e post blogs falando sobre a importância de aprender duas línguas na infância e quais as vantagens para o futuro da criança, o pai passa a considerar sua escola como escolha para matricular o filho, pois você ofereceu a ele algo de valor que pesasse positivamente na escolha. Lembra do Inbound Marketing? Ele é muito importante para essa relação com os leads também.

Além disso, mantenha sempre um histórico e dados sobre os leads, pois ter essas informações é essencial para construir um relacionamento e abordá-los no futuro. Contar com uma boa ferramenta de CRM (gestão do relacionamento com o cliente, em português) vai ajudar sua equipe de vendas/atendimento a armazenar as informações dos leads em um único local, sem precisar de planilhas ou anotações em cadernos. O tempo da sua equipe será otimizado e a abordagem será mais assertiva, pois todas as informações de que precisam para fazer o contato estarão logo ali.

Ao trabalhar com uma campanha digital de captação de alunos, feita de forma estratégica e criativa, sua escola ou instituição de ensino certamente terá resultados muito positivos com o Marketing Digital.


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