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Embaixador de marca: saiba tudo sobre a tendência e sua importância para a empresa

19 de novembro de 2021

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Os embaixadores de marca viraram tendência entre as empresas nos últimos dois anos, e essa estratégia de parceria vai seguir em alta em 2022. O embaixador tem um papel importante na divulgação da empresa, pois tem o poder de fortalecer a marca e gerar maior conexão entre ela e o público. Quer saber mais sobre o assunto e como a sua marca pode se beneficiar com essa parceria? Então vem conferir com a gente!

 

O QUE É EMBAIXADOR DE MARCA?

O embaixador de marca, conhecido em inglês como brand ambassador, é uma celebridade, funcionário da empresa, influenciador digital ou uma pessoa comum que passa a ser a cara e voz da empresa.

Ele é como um influenciador “fixo”: seu papel é gerar valor à marca, através do marketing de influência, ou seja, ele transfere sua credibilidade para a marca. Essa é uma estratégia que ganhou muita força em 2019, e tudo indica que vai seguir em alta em 2022. O embaixador de marca também reduz custos para a empresa, pois em vez de fazer parcerias com diferentes influenciadores, ela passa a ser representada por apenas uma pessoa.

Porém, definir um embaixador não é apenas escolher uma celebridade ou influenciador famoso para ser o porta-voz da empresa. Um ponto muito importante é entender que ele/ela deve seguir os valores e objetivos da marca que representa. Deve haver uma sinergia entre embaixador e marca para que a comunicação seja de fato eficaz e o público se sinta conectado à empresa.

Fazer parcerias com celebridades, que já possuem uma boa base de fãs, torna o processo muito mais fácil, mas o brand ambassador não necessariamente precisa ser alguém famoso. Se a comunicação for feita com uma boa dose de criatividade e estratégia, é possível construir a figura de um embaixador e torná-lo uma celebridade entre o seu público.

 

EMBAIXADORES DE MARCA ENTRE AS MARCAS

Qualquer empresa pode ter um embaixador de marca, não importa o seu segmento. Ultimamente temos visto muitas celebridades como embaixadores de instituições financeiras, que começaram a apostar em uma comunicação mais leve e descontraída com o intuito de desmistificar a ideia de que falar de dinheiro ou investimento é algo complicado.

Em 2021, o Santander Brasil apostou na figura do ex-BBB Gil do Vigor para representar sua marca em diferentes estratégias publicitárias do banco, que incluía ações digitais e comerciais na televisão sobre Open Banking.
Gilberto Nogueira se tornou muito famoso na 21ª edição do Big Brother Brasil por seu jeito único de falar e agir, tornando-se um dos participantes mais populares do programa. Gil também é economista, ou seja, tem conhecimentos sobre o universo financeiro. Em entrevista ao site Meio&Mensagem, Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander Brasil, disse a respeito da parceria:

“Um perfil único, icônico e que mostrou ao Brasil a importância da inclusão, da diversidade e da educação. Escolhemos o Gil não pela visibilidade que ele conquistou pela sua participação no reality show, mas devido ao que ele significa para a sociedade”.

Gil do Vigor em campanha para o Santander Brasil. Fonte: captura de tela.

 

Em setembro de 2019, a Skol Beats foi além: a marca já havia escolhido a cantora Anitta para representá-la, mas inovou ao escolher a celebridade para ser a nova head de criatividade e inovação da marca.

Além da música, Anitta é bastante lembrada por seus conhecimentos em negócios e pela forma como administra sua carreira, e estes foram valores levados em conta na hora de fechar a parceria com a Beats, além do seu jeito único e poderoso de se comunicar com uma audiência mais jovem, público da empresa. Além de auxiliar no lançamento de novos produtos, ela também estrela campanhas e ações digitais em parceria com a marca.

Anitta em campanha para a Beats Zodiac. Fonte: captura de tela.

 

Muitas marcas apostam nessa estratégia, e entre elas estão a Natura Ekos com a modelo Gisele Bündchen, Banco Pan com a cantora Jojo Todynho, e a ex-BBB Juliette, que é embaixadora de diversas marcas, como Americanas, Avon, Havaianas e Globoplay.

 

A IMPORTÂNCIA DO EMBAIXADOR DE MARCA

O embaixador tem um papel importante para a construção da marca, a longo prazo, como dissemos anteriormente. Ele também:

  • Fortalece o brand awareness (consciência de marca): o quanto a sua marca é reconhecida pelos consumidores
  • Gera conexão entre marca e público
  • Tem custo menor do que o trabalho com vários influenciadores
  • Traz melhores resultados para as campanhas da marca
  • Ajuda a melhorar o engajamento e alcance dentro das redes sociais, muitas vezes de forma orgânica
  • Acaba se tornando um porta-voz da marca para os usuários

 

COMO ESCOLHER UM EMBAIXADOR PARA A SUA MARCA

Como comentamos acima, é preciso que os valores do embaixador estejam alinhados aos da empresa para que a estratégia dê bons frutos. É necessário pensar nisso como o primeiro passo ao escolher esse tipo de parceria para a sua empresa.

Também é importante considerar as características do seu público. O agente de influência precisa fazer parte do universo da sua audiência e ser aprovado por ela, já que hoje valorizar a opinião do público é fundamental para traçar estratégias mais assertivas de comunicação.

E é claro, você e sua equipe devem pesquisar sobre o embaixador que desejam para representar o negócio. Faça uma busca sobre o histórico dessa pessoa, assim como as posições que ela defende, afinal, é preciso evitar polêmicas e possíveis dores de cabeça que a figura do embaixador possa gerar para a sua marca.

Essa estratégia vem ganhando tanta força que até mesmo as redes sociais estão valorizando esse tipo de parceria. Um exemplo disso é o Instagram, que recentemente liberou para todos os usuários o Collab, uma postagem colaborativa que aparece em dois perfis ao mesmo tempo, o que ajuda a fortalecer os conteúdos criados em parceria dentro da plataforma. E no futuro podemos esperar mais novidades que valorizem esses conteúdos nas mídias sociais.

Deu pra perceber que o embaixador de marca tem um forte poder de influência para a empresa, né? Em 2022 essa tendência vai continuar em alta e pode ser a estratégia certa para melhorar a exposição da sua marca e gerar mais conexão com o seu público!


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