Somos finalistas do principal prêmio da publicidade brasileira: o Profissionais do Ano. Realizado pela Globo há mais de 45 anos, celebra o melhor da criatividade, reconhecendo o talento…

16 de setembro de 2019
O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, em 2010, sendo uma metodologia usada para otimizar o crescimento rápido e sustentável de uma empresa, organização ou instituição. O conceito de growth hacking é encontrar “brechas” de crescimento no mercado e, a partir disso, criar estratégias focadas em performance.
“Growth Hacking é marketing orientado a experimentos“.
(Sean Ellis)
Por ser uma expressão em inglês, não existe uma tradução exata. Porém, growth significa “crescimento”, enquanto hacking é uma variação de hack, que nesse caso é traduzido como “brecha”. Ou seja, growth hacking consiste em identificar quais são as “brechas” não aproveitadas para gerar o “crescimento” de uma empresa.
É preciso definir qual problema você pretende resolver para depois identificar as oportunidades existentes em cada lacuna. Cruzando informações do Funil de Vendas e de ferramentas de mensuração, é possível identificar onde estão os gargalos que impedem o crescimento da sua empresa.
Depois de identificar em qual das etapas atuar, é hora de definir as estratégias utilizadas para alcançar a meta desejada. Por exemplo, uma empresa que realiza vendas via e-Commerce, constatou que 70% dos usuários deixam o carrinho sem efetuar a compra. Com base nessa informação, a equipe de Marketing estipulou algumas mudanças no layout do e-Commerce.
Essas mudanças têm como objetivo fazer teste A/B, desde a cor do botão de check-out, até pop-ups que avisam ao visitante que a compra ainda não foi concluída. Toda e qualquer informação deve ser armazenada e, posteriormente, analisada. Mesmo não obtendo resultados positivos é necessário compreender o porque desse fracasso e pensar em melhorias para o próximo teste.
A experiência do usuário, também chamada de UX, faz toda a diferença no momento de definir estratégias. Dependendo do segmento, um simples e-mail de agradecimento para os clientes que efetuaram a compra, por exemplo, pode representar uma retenção de mais de 40%. Isso significa que, desses clientes, quase a metade deles compraria, ou comprará novamente algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para sua empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário.
Somos finalistas do principal prêmio da publicidade brasileira: o Profissionais do Ano. Realizado pela Globo há mais de 45 anos, celebra o melhor da criatividade, reconhecendo o talento…
No cenário competitivo atual, o marketing de conteúdo é a chave para posicionar sua empresa no mundo digital. Essa estratégia, repleta de benefícios, cria laços duradouros e estabelece…
A experiência do cliente tornou-se essencial para a fidelização e o sucesso das marcas em um mercado altamente competitivo. Empresas que proporcionam experiências marcantes aos consumidores têm maior…