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Instagram Reels: o que é e por que utilizar no seu marketing digital

5 de novembro de 2021

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Com certeza você já deve ter visto ou até mesmo gravado um Reels. Essa ferramenta já é uma das mais usadas para gerar conteúdo no Instagram, e embora seja associada a vídeos engraçados, dancinhas e desafios, ela tem ganhado muito destaque na estratégia de marketing digital das pequenas e grandes empresas.

Com o Reels as empresas conseguem alcançar mais perfis dentro do Instagram, o que ajuda a conquistar mais seguidores, e ainda melhorar o engajamento com o conteúdo da marca, uma métrica que toda empresa sonha em melhorar.

Pensando nisso, separamos alguns benefícios do Instagram Reels que vão fortalecer o marketing digital da sua empresa, além de dicas de como bombar no Insta usando essa ferramenta. Vem conferir com a gente!

 

O QUE É E COMO FUNCIONA O REELS?

O Reels surgiu no final de 2019, para concorrer com o TikTok, outra plataforma para criar vídeos curtos, e em 2020, em plena pandemia, começou a ganhar popularidade no Instagram e internet como um todo.

Ele basicamente é uma ferramenta dentro do Insta para criar vídeos curtos, de 15, 30 ou 60 segundos. Você pode gravar seu vídeo na hora ou utilizar algum que já tenha gravado e editado antes.

O Reels é muito famoso pela quantidade de recursos disponíveis que ajudam a tornar o vídeo mais criativo, além de ser possível seguir as “trends” do momento, ou seja, o que está em alta entre os criadores desse tipo de conteúdo. Mais adiante vamos falar de todas as possibilidades que sua empresa pode explorar nessa ferramenta.

Diferentemente dos stories, que somem depois de 24h, os vídeos do Reels ficam pra sempre no perfil do usuário, e ainda é possível escolher a opção de exibi-los no feed, o que aumenta as chances de visualização e engajamento com quem segue sua empresa. O Reels acabou se tornando tão importante no Insta que recebeu até uma aba própria no perfil, além de aparecer no rodapé da rede social, para que os usuários descubram novos vídeos.

É bem fácil gravar o seu vídeo do Reels e, como falamos acima, você pode preparar seu vídeo antes e postá-lo, sem precisar adicionar nenhuma funcionalidade da ferramenta.

 

RECURSOS DISPONÍVEIS NO REELS

No seu Reels você pode explorar diversos recursos disponíveis, como:

  • Colocar o áudio ou música do momento no seu vídeo;
  • Adicionar diversos efeitos;
  • Participar de desafios que estão bombando;
  • Escolher a velocidade de reprodução do vídeo, como câmera lenta ou acelerada;
  • Fazer um vídeo apenas com fotos, etc.

São diversas opções, e todas elas ajudam a deixar o seu vídeo mais relevante e criativo. Por isso, vale a pena acompanhar o que está em alta no Reels, para seguir a tendência e conquistar o público.

 

COMO FAZER REELS?

Confira agora o passo a passo para a sua empresa começar a fazer Reels

  • Selecione a opção Reels na câmera do Instagram;
  • Escolha os recursos para personalizar o seu vídeo, como música, efeito, velocidade, etc.;
  • Grave o seu vídeo, lembrando que ele pode ter 15, 30 ou até 60 segundos. Você também pode subir um vídeo diretamente do seu celular;
  • Depois de finalizado, você pode fazer uma legenda para o Reels e escolher se ele vai ser compartilhado no seu feed também.

E pronto! Viu só como é fácil?

 

VANTAGENS DO REELS NO MARKETING DIGITAL

O Reels é uma ótima ferramenta para ser incluída na estratégia de marketing digital da sua empresa, pois oferece diversos benefícios:

  • Melhora o alcance: o algoritmo do Instagram trabalha para que os Reels alcancem mais usuários do que os outros formatos (post e story, por exemplo). Além disso, é possível compartilhar o Reels no story, aumentando a exposição da sua empresa entre os seguidores do seu perfil.
  • Melhora o engajamento: por ser curto e criativo, o Reels ajuda a melhorar o engajamento do público com a sua empresa, e no caso de o seu conteúdo ter um alto engajamento ele pode se tornar um conteúdo viral, sendo compartilhado por muitas outras contas e até mesmo aparecendo em outros perfis.
  • Cria conexão com o público: sua empresa pode seguir as “trends” do momento e criar conexão com o público, apostando em vídeos mais descontraídos e que estejam bombando no Instagram.
  • Ajuda a fortalecer a marca: o Reels é uma ótima ferramenta para humanizar a sua marca e estar mais próxima do público. Você pode mostrar o dia a dia da sua marca, os bastidores de alguma campanha, divulgar algum produto de forma criativa, fazer tutoriais, dicas e truques, entre muitas outras possibilidades.

 

3 IDEIAS DE REELS CRIATIVOS

Agora que você viu como o Reels pode fazer a diferença na sua campanha de marketing digital, separamos 3 ideias bem bacanas de Reels para inspirar você.

  1. SUPERVEGAN – BASTIDORES DA PRODUÇÃO

A Super Vegan é uma empresa de chocolates veganos criada em 2018. A proposta da empresa é preparar chocolates sem exploração humana ou animal, e eles utilizam o Reels para mostrar os bastidores da produção de chocolates.

  1. VULT –  TUTORIAL

A Vult aposta nos tutoriais para inspirar os seguidores e mostrar como as cores dos seus esmaltes ficam nas unhas. Neste aqui, a marca ainda fez uma parceria com uma influencer do ramo da beleza.

  1. EDITORA ALEPH –  NOVIDADE

A Editora Aleph apostou no Reels para divulgar a novidade de um novo audiobook, criando um certo suspense entre os seguidores, que ficaram bem animados com a divulgação.

Vale lembrar que no marketing digital tudo é teste. Então sua empresa pode testar as diferentes possibilidades dentro do Reels e analisar os resultados, para entender o que funciona bem com o seu público.


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