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Meu blog não aparece no Google: os 7 maiores erros de SEO

5 de abril de 2022

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Se a sua empresa tem um blog, você já deve ter se perguntado: por que ele não aparece no Google? Essa é uma dúvida bem comum, afinal, aparecer nos primeiros resultados do maior buscador da internet traz grandes benefícios para a marca, como mais visitas, mais conversões e mais vendas.

Mesmo sem investir nos anúncios – os Google Ads – a sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados da SERP, a página de resultados do Google. Porém, muitas marcas não conseguem atingir boas posições por não colocarem em prática os fatores que o Google leva em conta na hora de rankear um conteúdo.

Não basta falar sobre algo que esteja em alta ou publicar um texto com ótima escrita. Alguns problemas de SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca, em português) podem estar prejudicando o desempenho do seu blog e impedindo que ele alcance boas posições orgânicas no Google.

A BTA vai ajudar você a descobrir os 7 maiores erros de SEO que podem estar impedindo o seu blog de aparecer no Google. Continue lendo o nosso post e saiba como ampliar os resultados do seu negócio no marketing digital!

 

1. VELOCIDADE DO SEU SITE

O Google quer garantir que os usuários tenham uma boa experiência ao navegar no seu site. Segundo informações do Google, cada segundo a mais que o seu site demora para carregar aumenta a taxa de rejeição.

Ou seja, um dos motivos de o seu blog não aparecer no Google é a velocidade do seu site. Arquivos muito pesados e/ou um site não-responsivo – que não foi pensado para se adaptar a diferentes formatos de tela – estão entre os principais erros.

Para evitar esse problema, adapte o seu site para versões mobile, não use um design que atrapalhe a experiência do usuário e evite usar recursos muito pesados.

 

2. PALAVRAS-CHAVE EM EXCESSO OU EM FALTA

Um dos segredos do SEO é usar palavras-chave corretamente dentro do seu post, aquelas que definem o seu tema e que serão buscadas pelos usuários na hora da pesquisa.

Porém, muitas pessoas acabam exagerando na dose, e a cada parágrafo ou frase a palavra-chave está lá; outras, acabam colocando ela apenas no título do artigo. As duas práticas acabam sendo grandes vilãs para o desempenho do texto, e impactam diretamente no SEO do blog.

 

3. QUALIDADE DO CONTEÚDO

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom nos lembrarmos que a qualidade do seu artigo é fundamental para ele atingir uma boa posição no Google. Invista em uma equipe especializada em redação para web, que além de escrever bem conheça as regras de SEO para estruturar o conteúdo da sua marca dentro daquilo que o Google mais gosta!

 

4. FALTA DE LINK BUILDING

Fazer um bom link building (construção de link) nos seus blog posts é essencial para melhorar o rankeamento da página no Google.

Essa prática representa colocar links ao longo do conteúdo, que podem ser internos – que direcionam o usuário para dentro do seu site, como para outros blog posts – ou externos – para sites de outras empresas, como para direcionar o usuário para alguma pesquisa, dado ou referência.

Por isso, o seu blog post pode ser penalizado pelos robôzinhos do Google quando não há nenhum link ao longo do texto, ou caso os links estejam “quebrados”, ou seja, quando levam para páginas que não existem ou que estão fora do ar.

Mesmo depois de publicado, é importante verificar de tempos em tempos se todos os links estão funcionando corretamente dentro do seu post.

 

5. HEADING TAGS AUSENTES

Sabe quando entramos em um site e nos deparamos com um texto sem título, subtítulo, sem definição de parágrafos, etc.? A leitura fica bem confusa e cansativa, certo?

Para isso existem as heading tags, que vão ajudar a estruturar o seu conteúdo, dando mais fluidez na leitura e chamando a atenção para as seções que mais interessam o usuário.

Conhecidas como H1, H2, H3, H4, H5 e H6, ou intertítulos, elas indicam a ordem de prioridade do seu texto, e são essenciais para que o Google entenda a estrutura do seu site e classifique ele como sendo uma boa experiência para o usuário.

O H1 é o mais importante de todos, já que se refere ao título do seu artigo. Os demais são utilizados ao longo do seu texto, sendo o H6 usado para se referir a uma seção de menor relevância.

As técnicas de SEO são baseadas em uma hierarquia. Por isso, sem as heading tags o seu texto pode não proporcionar uma boa experiência de leitura, e o Google sabe disso e vai penalizar o seu blog.

 

6. CONTEÚDOS DUPLICADOS

Os conteúdos duplicados também impactam a forma como o Google vê o seu site/blog. Você deve evitar qualquer tipo de duplicação de conteúdo, seja o seu mesmo – por exemplo, um blog post que aparece duas vezes no seu site – ou de um concorrente, como frases, parágrafos e até mesmo textos inteiros.

 

7. URLS NÃO AMIGÁVEIS

A leitura dos sites está cada vez mais dinâmica, e ela começa pela URL, o endereço no qual o seu conteúdo está hospedado. URLs longas, com números ou caracteres especiais também podem impedir o seu blog de aparecer no Google.

Antes de publicar o seu artigo, deixa a URL amigável para o leitor, para algo como www.seublog.com.br/seu-blog e não www.seublog.com.br/seu-blog-2022-para-ler_aqui_65

 

FATOR BÔNUS: BLOG RECENTE

Este aqui não é um erro, mas também é um fator que pode impedir o seu site de aparecer no Google.

Se o seu blog ainda está dando os primeiros passos, é comum que ele não alcance as primeiras posições logo de início. Ao contrário dos anúncios – que trazem bons resultados em um curto período –, é preciso tempo para o seu blog se destacar entre os concorrentes de forma orgânica.

Esta é uma estratégia de médio a longo prazo. Uma boa dica é produzir conteúdos constantes e, paralelamente, investir em Google Ads para patrocinar algum conteúdo específico, trazendo mais tráfego para a página desejada.

Agora que você está por dentro dos possíveis problemas de SEO que podem estar impedindo o seu blog de aparecer no Google, é legal ter em mente que esse é um trabalho constínuo e que merece total atenção. O blog é uma, se não a mais importante, estratégia dentro do marketing de conteúdo ou inbound marketing.

Se a sua empresa anda procurando uma equipe especializada para trabalhar o seu blog, entre em contato com a BTA! Somos uma agência certificada pelo Google, e estamos aqui para ajudar a sua empresa a decolar no marketing digital.


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