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O que é Marketing de Performance?
24 de abril de 2018
O Marketing de Performance é um segmento do Marketing Digital focado em resultados reais. Para exemplificar de maneira prática, imagine o seguinte cenário: você faz uma pesquisa de mercado para sua marca com potenciais clientes. A pesquisa aponta que o seu target lê um determinado tipo de revista. Portanto, seria interessante veicular anúncios nesta revista para atingir o seu público-alvo.
Mesmo sabendo a tiragem da revista onde seu anúncio está presente, não existe uma maneira de saber quantos dos seus potenciais clientes foram atingidos por esse anúncio. Muito menos o quanto esse anúncio impactou efetivamente no aumento das suas vendas.
No mundo digital é mais fácil trabalhar com registro de dados, por isso é possível saber quais campanhas foram exibidas e para qual público. Além de acompanhar as ações dos usuários em um anúncio. Por exemplo, se ele clicou no anúncio, acessou o site organicamente ou através de links patrocinados, colocou algum produto no carrinho, finalizou ou não a compra e por aí vai.
Tudo fica registrado, assim você sabe quando, onde e como ter o maior retorno possível, com o menor investimento necessário.
E por falar em retorno, essa é a principal palavra do Marketing de Performance. O ROI (Return On Investment), em português Retorno Sobre Investimento, é a principal métrica que dirá se a sua estratégia de marketing foi um sucesso ou um fracasso.
Isso, porque é possível mapear e quantificar o total de impressões, cliques, engajamentos, leads e as vendas dentro do seu site ou e-commerce.
Após contabilizar os números em um período pré-determinado, são gerados os relatórios da campanha. Com os dados do relatório identifica-se qual veiculação trouxe o maior retorno financeiro, qual tipo de anúncio se sai melhor e qual produto/serviço gera mais conversão.
Tudo isso irá lhe ajudar no direcionando do seu orçamento, evitando gastos desnecessários.
CATEGORIAS DE MARKETING DE PERFORMANCE
Impressões: são o número de vezes que o seu anúncio foi entregue para os usuários que se enquadram como seu target. Essa métrica é semelhante à tiragem da revista que usamos de exemplo anteriormente.
No caso do Marketing de Performance, você saberá quantas vezes o anúncio apareceu, mas não necessariamente quantas vezes foi visto. Para isso é preciso ter interação do usuário com o anúncio, através do número de cliques.
Cliques: eles são o resultado da interação entre usuários e o anúncio. Através dessa métrica que é medido o nível de sucesso da campanha. Baixa taxa de cliques significa que o anúncio não está despertando o interesse dos usuários ou seu anúncio está sendo “impresso” em páginas que não são frequentadas pelo seu público-alvo.
Fique sempre atento na relação impressões X cliques.
Engajamento
Existem diferentes formas do usuário interagir com o conteúdo da sua marca. Pode ser um like ou comentário nas redes sociais, compartilhamento do conteúdo do seu blog, inscrições de usuários interessados em receber as novidades por e-mail, entre outros.
Para garantir o engajamento dos internautas é necessário manter um ritmo constante de publicações – tanto no blog, quanto nas redes sociais. Sempre com conteúdo relevante e de qualidade, criar headlines que despertem o interesse, gerando cliques que trarão o usuário para seu site.
Leads: são as informações de cadastro que os usuários de uma determinada página fornecem quando se cadastram afim de receber dicas, novidades, informações, promoções e até orçamentos, dependendo do ramo de atuação da marca. O formulário básico é composto por nome, email, telefone e idade.
CRM: significa Customer Relationship Management, em português Gerenciamento de Relacionamento com o Consumidor. O CRM consiste em um software de gestão de leads onde auxiliará no acompanhamento do processo de atendimento, distribuição e vendas.
Também é um importante aliado para manter o controle sobre o ROI, otimizando ainda mais os investimentos em marketing digital.
Vendas: o objetivo final. Quanto mais vendas, maior a performance da sua campanha.
MARKETING DIGITAL
O ano de 2017 ficou marcado na publicidade como a primeira vez que os investimentos totais no ambiente digital mundial ultrapassaram os recursos destinados à TV. Isso não significa que a publicidade off-line acabará, mas é nítido que as mídias digitais se tornarão a principal forma de comunicação, enquanto as mídias off se tornarão complementares.
A verba total destinada às mídias online foi de US$209 bilhões, no último ano, na TV foram US$178 bilhões no mesmo período. O valor representa 41% do total de investimentos, enquanto os investimentos na TV representam 37% do total. Dos 22% restantes, dividem-se entre rádio, impresso, out-of-home, entre outros.
Além disso, as previsões paras os próximos anos é que os investimentos em mídias digitais continuem subindo. O marketing de performance tem se mostrado muito mais eficaz e interessante para as empresas, com menor investimento e muito mais acessível para empresas de todos os tamanhos.
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