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Persona: por que sua escola deve criar uma

20 de setembro de 2021

Vários rostos de pessoas lado a lado

Fazer a oferta certa para as pessoas certas pode ajudar sua escola a colocar em prática estratégias mais assertivas de marketing digital, conquistando assim mais alunos. Conhecer a fundo os comportamentos e dados demográficos do seu público-alvo pode ser feito por meio da criação de uma persona, que irá fornecer informações valiosas para que as ações da sua escola ou instituição de ensino sejam direcionadas àquele perfil. Vamos conferir?

 

O QUE É PERSONA

Persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, e é construída com base em características demográficas e hábitos do seu público-alvo. Por isso dizemos que ela é semifictícia, pois por trás da persona há dados reais sobre seu público, sendo que o nome e foto que você dará a essa persona são fictícios.

A persona não é caracterizada apenas pelo sexo, idade ou região, e sim pelo conjunto dos dados demográficos com os hábitos de consumo, comportamentos, preferências e problemas que deseja resolver.

 

PÚBLICO-ALVO X PERSONA

Persona e público-alvo NÃO são a mesma coisa!

  • Público-alvo: parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus serviços. Ex.: homens e mulheres, 30-35 anos, casados, com filho(s) graduados, com rende média mensal de R$ 4.000,00.
  • Persona: detalhamento aprofundado do seu público-alvo, o mais próximo do cliente ideal. Ex.: Camila, 33 anos, formada em Psicologia e atende em sua própria clínica. É casada há alguns anos e possui um filho de 5 anos. Busca uma escola referência em ensino bilíngue para seu filho, pois sabe que o bilinguismo na infância traz diversos benefícios para o desenvolvimento da criança.

Viu só a diferença? E sua escola pode também ter mais de uma persona se achar necessário, mas lembre-se de que criar muitas personas podem desviar o foco da sua estratégia.

 

POR QUE MINHA ESCOLA DEVE CRIAR UMA PERSONA

Ao criar uma persona, sua escola ou instituição de ensino consegue passar a mensagem certa para as pessoas certas. Sem uma persona definida na estratégia de marketing digital, seu conteúdo e campanhas de captação de alunos podem não ter o resultado que você esperava, ou não ter resultado algum em alguns casos.

Com a criação de uma persona, sua escola consegue:

  • Orientar a criação de conteúdo nas redes sociais e blog da escola.
  • Definir as melhores estratégias de marketing digital para atrair os pais e conseguir mais matrículas.
  • Definir a linguagem que será utilizada na comunicação da escola.
  • Entender melhor como o público consome suas informações e como elas influenciam na sua decisão.

 

COMO SUA ESCOLA PODE CRIAR UMA PERSONA

O primeiro passo para criar sua persona é definir quais informações serão utilizadas. Você e sua equipe podem registrar em um documento ou planilha todas as características da persona, que podem ser:

  • Sexo
  • Idade
  • Região onde mora
  • Renda média mensal
  • Cargo
  • Hábitos
  • Objetivos
  • Estilo de vida
  • Quais mídias consome
  • Problemas que querem resolver
  • Onde busca informação
  • Momento de vida em que se encontra
  • Critérios que utiliza na decisão de compra

Lembre-se de dar um nome e “carinha” para sua persona, pois ajuda a visualizar melhor seu cliente ideal.

Para conseguir essas informações, sua equipe pode utilizar o banco de dados dos atuais clientes da sua escola, além de entrevistas com a equipe de atendimento/vendas, com os pais e dados das suas redes sociais e site.

Se você tiver dificuldades em criar a persona da sua escola, pode usar a ferramenta O Fantástico Gerador de Personas, da Resultados Digitais em parceria com a Rock Content. Ele é um passo a passo gratuito que vai te ajudar a criar seu cliente ideal, e ao final ele ainda gera um PDF com todas as informações da sua persona.

Com a persona, fica muito mais fácil entender quem é o público-alvo da sua escola e qual a melhor maneira de se relacionar com ele.


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