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20 de setembro de 2021
Fazer a oferta certa para as pessoas certas pode ajudar sua escola a colocar em prática estratégias mais assertivas de marketing digital, conquistando assim mais alunos. Conhecer a fundo os comportamentos e dados demográficos do seu público-alvo pode ser feito por meio da criação de uma persona, que irá fornecer informações valiosas para que as ações da sua escola ou instituição de ensino sejam direcionadas àquele perfil. Vamos conferir?
Persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, e é construída com base em características demográficas e hábitos do seu público-alvo. Por isso dizemos que ela é semifictícia, pois por trás da persona há dados reais sobre seu público, sendo que o nome e foto que você dará a essa persona são fictícios.
A persona não é caracterizada apenas pelo sexo, idade ou região, e sim pelo conjunto dos dados demográficos com os hábitos de consumo, comportamentos, preferências e problemas que deseja resolver.
Persona e público-alvo NÃO são a mesma coisa!
Viu só a diferença? E sua escola pode também ter mais de uma persona se achar necessário, mas lembre-se de que criar muitas personas podem desviar o foco da sua estratégia.
Ao criar uma persona, sua escola ou instituição de ensino consegue passar a mensagem certa para as pessoas certas. Sem uma persona definida na estratégia de marketing digital, seu conteúdo e campanhas de captação de alunos podem não ter o resultado que você esperava, ou não ter resultado algum em alguns casos.
Com a criação de uma persona, sua escola consegue:
O primeiro passo para criar sua persona é definir quais informações serão utilizadas. Você e sua equipe podem registrar em um documento ou planilha todas as características da persona, que podem ser:
Lembre-se de dar um nome e “carinha” para sua persona, pois ajuda a visualizar melhor seu cliente ideal.
Para conseguir essas informações, sua equipe pode utilizar o banco de dados dos atuais clientes da sua escola, além de entrevistas com a equipe de atendimento/vendas, com os pais e dados das suas redes sociais e site.
Se você tiver dificuldades em criar a persona da sua escola, pode usar a ferramenta O Fantástico Gerador de Personas, da Resultados Digitais em parceria com a Rock Content. Ele é um passo a passo gratuito que vai te ajudar a criar seu cliente ideal, e ao final ele ainda gera um PDF com todas as informações da sua persona.
Com a persona, fica muito mais fácil entender quem é o público-alvo da sua escola e qual a melhor maneira de se relacionar com ele.
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