Audiovisual

Saiba a diferença entre Endomarketing e Marketing Interno

11 de novembro de 2019

Endomarketing

O Endomarketing compartilha das mesmas ferramentas e estratégias utilizadas pelo marketing tradicional, contudo, as ações são voltadas para vender a imagem da empresa para seus funcionários.

O principal objetivo do endomarketing é fazer com que os colaboradores “façam parte do time”, desenvolvendo cada um deles até que se tornem embaixadores da marca. Este trabalho deve ser feito em parceria entre as áreas de Marketing e Gestão de Pessoas da empresa.

O que é Marketing Interno?

Para facilitar a compreensão, e nunca mais confundir, entenda que o marketing interno também pode ser chamado de comunicação interna. Porém, o foco dessa comunicação está no relacionamento interpessoal, na difusão da cultura da empresa e no fluxo de informações, onde os funcionários podem emitir suas opiniões em uma via de mão dupla com suas lideranças.

Conforme essa comunicação é desenvolvida, o funcionário se sente motivado a participar de ações de endomarketing, expandindo sua percepção da marca para atributos intangíveis, como trabalhar em uma empresa que propicie o seu crescimento profissional, por exemplo.

Endomarketing

Enquanto no marketing interno são explorados os conceitos de parceria e colaboração, no endomarketing, o funcionário é tratado como cliente interno, alguém que deve ser persuadido a acreditar na marca. Ou seja, através do endomarketing ações estratégicas são definidas para vender a imagem da marca aos seus funcionários.

 

A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para sua empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário.


Somos finalistas do principal prêmio da publicidade brasileira: o Profissionais do Ano. Realizado pela Globo há mais de 45 anos, celebra o melhor da criatividade, reconhecendo o talento…

marketing-de-conteudo-uma-jornada-para-o-sucesso-digital

No cenário competitivo atual, o marketing de conteúdo é a chave para posicionar sua empresa no mundo digital. Essa estratégia, repleta de benefícios, cria laços duradouros e estabelece…

brand-experience-ou-experiencia-da-marca

A experiência do cliente tornou-se essencial para a fidelização e o sucesso das marcas em um mercado altamente competitivo. Empresas que proporcionam experiências marcantes aos consumidores têm maior…