

Storytelling: como persuadir seu público contando histórias
6 de janeiro de 2020

Uma boa história precisa, acima de tudo, transmitir uma boa mensagem. Na publicidade não é diferente. O storytelling é o conjunto de técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma emocionante, capaz de impressionar e persuadir sua audiência.
Para contar qualquer história é preciso responder a três perguntas básicas: Qual história eu quero contar? Qual o objetivo dessa história? Quem é o protagonista da história?
Qual história eu quero contar?
Nesse momento, alguns fatores estruturais são importantes. O primeiro deles é a narrativa utilizada para contar a história. Ou seja, ela será contada na 1ª ou 3ª pessoa? É necessário um narrador? O protagonista é o narrador? Após definir a narrativa, é preciso determinar o arquétipo utilizado.
Qual o objetivo dessa história?
A melhor maneira de não “se perder” no processo de storytelling é saber exatamente qual será a conclusão da história. Ou seja, qual o sentimento que será despertado na audiência, a lição aprendida no final da história. De forma direta, qual a mensagem que está sendo transmitida nessa história?
Quem é o protagonista da história?
A parte mais tranquila para os profissionais de Marketing. Afinal, construir uma persona é trabalho recorrente nesta área da comunicação. A audiência precisa se identificar com o protagonista, assim como é definido o target de uma campanha. O protagonista será responsável por conduzir o público através da história. Sentindo as dores e alegrias que o levaram a superar suas dificuldades, cumprir a missão e transmitir a mensagem definida anteriormente.
Na próxima semana vamos contar um pouco mais sobre técnicas de Storytelling na publicidade e alguns cases de sucesso, fiquem ligados!
A transformação digital já começou, ficar de fora deixará o seu negócio defasado perante a concorrência. Nós temos soluções personalizadas em Marketing Digital para sua empresa. Para receber Newsletters com tudo o que publicamos em nosso blog, preencha o formulário.
Curtiu o nosso conteúdo?
Então compartilha praquela pessoa que também pode gostar.
Entenda o que é LGPD e suas aplicações
17 de setembro de 2020
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mudará a forma como as empresas tratam…
aD.ictionary: Dicionário de termos da Publicidade
16 de março de 2020
“Vou te passar o briefing e depois vamos fazer um brainstorming. Mas antes, preciso confirmar…