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WhatsApp: Agilidade no Atendimento ao Cliente
21 de janeiro de 2019
Segundo dados divulgados pelo Facebook Inc., em fevereiro de 2018 o WhatsApp alcançou o total de 1,5 bilhão de usuários ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que 96% dos usuários de smartphones têm o WhatsApp instalado em seu dispositivo, algo em torno de 100 MILHÕES de pessoas.
Com tantos usuários ativos, o WhatsApp tornou-se uma ótima opção para encontrar potenciais clientes, divulgar promoções e manter um bom relacionamento no pós-venda. A seguir, confira as principais vantagens do WhatsApp no seu Planejamento Estratégico.
Rapidez e Comodidade
A maior parte dos usuários de smartphones comunica-se diariamente através do WhatsApp, seja para conversar com amigos e familiares, ou para resolver assuntos profissionais. Diferente da caixa de e-mail, o WhatsApp está sempre sendo acessado. Além disso, o app informa quando a mensagem foi entregue e até quando foi lida, garantindo a dinâmica da conversa entre cliente e empresa.
Suporte ao Cliente via WhatsApp
O principal motivo para utilizar o WhatsApp nessa função é a rapidez. Por se tratar de um canal direto, o cliente que entra em contato através do mensageiro deseja tirar dúvidas, receber orientações, enviar feedbacks de forma prática e acessível. Demorar para responder só irá frustrar o consumidor.
Estratégia Multicanal
Divulgar novos produtos e serviços, de modo a dar suporte à uma campanha do Facebook, ou Instagram por exemplo, é uma estratégia interessante para aumentar as vendas. Essa comunicação deve seguir a mesma identidade das demais redes sociais, tendo atenção especial para não se tornar invasivo, ou enviar muitas mensagens – para não ser marcado como SPAM pelo cliente.
Planejamento Estratégico
Toda ação deve ser pensada para atingir algum objetivo. Isso vale também para o seu Planejamento Estratégico, cada ação tem um canal apropriado para executar determinada função. Através do WhatsApp, é possível divulgar vídeos promocionais, fotos de produtos e até códigos promocionais.
Lembre-se: esse é um canal pessoal, onde as mensagens chegam diretamente para o cliente, trace um objetivo que motive o envio da mensagem (Black Friday, descontos especiais, datas comemorativas, entre outros). Também é importante estipular uma faixa de horário em que pretende se comunicar com seus clientes, observando os dados das mensagens enviadas anteriormente.
Pós-venda e Mensagens Personalizadas
O WhatsApp se tornou uma ótima ferramenta de SAC. Trabalhar o pós-venda ajuda na reincidência de compras por parte dos clientes satisfeitos com os serviços prestados, independente do segmento em que sua empresa atua.
Outro ponto positivo do app é a opção de usar o WhatsApp Business, por enquanto disponível apenas para Android. São diversas as vantagens, os destaques são:
- Mensagens Automatizadas: responda de forma instantânea. Basta definir uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles são informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes.
- Estatísticas do fluxo de mensagens: fique por dentro e tenha acesso a métricas, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas
- Etiquetas: organize suas informações, contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente
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