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21 de janeiro de 2019
Segundo dados divulgados pelo Facebook Inc., em fevereiro de 2018 o WhatsApp alcançou o total de 1,5 bilhão de usuários ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que 96% dos usuários de smartphones têm o WhatsApp instalado em seu dispositivo, algo em torno de 100 MILHÕES de pessoas.
Com tantos usuários ativos, o WhatsApp tornou-se uma ótima opção para encontrar potenciais clientes, divulgar promoções e manter um bom relacionamento no pós-venda. A seguir, confira as principais vantagens do WhatsApp no seu Planejamento Estratégico.
A maior parte dos usuários de smartphones comunica-se diariamente através do WhatsApp, seja para conversar com amigos e familiares, ou para resolver assuntos profissionais. Diferente da caixa de e-mail, o WhatsApp está sempre sendo acessado. Além disso, o app informa quando a mensagem foi entregue e até quando foi lida, garantindo a dinâmica da conversa entre cliente e empresa.
O principal motivo para utilizar o WhatsApp nessa função é a rapidez. Por se tratar de um canal direto, o cliente que entra em contato através do mensageiro deseja tirar dúvidas, receber orientações, enviar feedbacks de forma prática e acessível. Demorar para responder só irá frustrar o consumidor.
Divulgar novos produtos e serviços, de modo a dar suporte à uma campanha do Facebook, ou Instagram por exemplo, é uma estratégia interessante para aumentar as vendas. Essa comunicação deve seguir a mesma identidade das demais redes sociais, tendo atenção especial para não se tornar invasivo, ou enviar muitas mensagens – para não ser marcado como SPAM pelo cliente.
Toda ação deve ser pensada para atingir algum objetivo. Isso vale também para o seu Planejamento Estratégico, cada ação tem um canal apropriado para executar determinada função. Através do WhatsApp, é possível divulgar vídeos promocionais, fotos de produtos e até códigos promocionais.
Lembre-se: esse é um canal pessoal, onde as mensagens chegam diretamente para o cliente, trace um objetivo que motive o envio da mensagem (Black Friday, descontos especiais, datas comemorativas, entre outros). Também é importante estipular uma faixa de horário em que pretende se comunicar com seus clientes, observando os dados das mensagens enviadas anteriormente.
O WhatsApp se tornou uma ótima ferramenta de SAC. Trabalhar o pós-venda ajuda na reincidência de compras por parte dos clientes satisfeitos com os serviços prestados, independente do segmento em que sua empresa atua.
Outro ponto positivo do app é a opção de usar o WhatsApp Business, por enquanto disponível apenas para Android. São diversas as vantagens, os destaques são:
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