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Chegada do 5G: o que muda no marketing digital?
7 de outubro de 2022
Nos últimos meses, fomos bombardeados com inúmeras notícias sobre a chegada do 5G ao Brasil. A nova tecnologia está diretamente ligada à transição da indústria 4.0, que inclui nada mais nada menos do que o quarteto: Inteligência Artificial, Robótica, Inteligência das Coisas e Computação em Nuvem.
Ou seja, todas essas tecnologias contribuem de alguma forma para os negócios do país, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes. Se já fomos surpreendidos com as melhorias do 4G, o 5G surpreenderá ainda mais. Isso porque utilizamos muito nossos celulares, para se ter uma ideia o número do tráfego móvel no Brasil corresponde a 93.37% para os aparelhos móveis e apenas 6.63% para o desktop.
Nos grandes centros urbanos, a velocidade oferecida pela nova tecnologia chegará a ser 100 vezes mais rápida do que a antiga e o número de aparelhos conectados também será 100 vezes superior. É certo que ainda levará um tempo para a versão “pura” da tecnologia chegar até nós, mas já vale o questionamento: quais serão as mudanças para o marketing digital?
O 5G e as mudanças no marketing digital
Para o público em geral, será mais fácil e ágil acessar conteúdos e interagir no mundo virtual. Para as marcas, isso significa maiores informações sobre os clientes. Ao utilizar a Inteligência Artificial, as empresas poderão personalizar ainda mais a relação com seu público, criando conteúdos diferenciados para cada usuário.
As empresas poderão explorar novas formas, antes inimagináveis, de interagir com seu público, pois o 5G disponibilizará novos canais e a criação de conteúdos ainda mais interativos. Diversas vezes, devido à lentidão da antiga internet, os usuários precisavam pausar vídeos ou diminuir a qualidade do material recebido. Com o 5G, isso não irá acontecer.
A experiência do streaming, por exemplo, não sofrerá riscos de conexão baixa ou uma péssima qualidade de imagem. Tudo será otimizado. Será também muito interessante avaliar o que o 5G trará para as estratégias locais de comunicação e marketing.
Otimizar o negócio local para os usuários que trafegam e buscam por uma solução próxima (na sua rua, bairro, região), é uma técnica poderosa de atração de clientes. O 5G poderá entregar ainda mais informações e qualidade para essas interações.
A gamificação, prática de jogos entre empresa e cliente que oferece benefícios e descontos, contará ainda mais com a realidade virtual. Será possível “provar” uma roupa em casa antes mesmo de comprá-la. Ou ver como um móvel ficará em sua casa sem pagar por isso. Cada vez mais, uniremos o mundo real com o virtual, e o melhor, em tempo real.
Enquanto o 5G oferecerá inúmeras possibilidades às marcas, será preciso se atentar à qualidade da produção. É essencial investir em uma boa estrutura para manter a qualidade do conteúdo no mesmo nível da internet. Se a empresa continuar utilizando estratégias do 4G, ela não colherá os benefícios da nova tecnologia. O mercado precisará se adaptar à era 5G. Trata-se de uma época cheia de benefícios, focada na experiência do cliente, por isso, é preciso pensar nele.
Vamos juntos alavancar a sua empresa na internet. BTA Creative, a sua verdadeira agência parceira de negócios.
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