Comunicação

Marketing interativo: o que é e as vantagens para a sua empresa

14 de janeiro de 2022

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Algumas tendências do marketing digital já estão sendo colocadas em prática, mas em 2022 vão seguir em alta e, muito provavelmente, vão se consolidar ainda mais no mercado, impactando a forma como os consumidores/usuários se relacionam com as marcas. E segundo a opinião de especialistas, uma dessas tendências é o marketing interativo.

Cada vez mais os clientes desejam ter papeis ativos na comunicação das empresas, deixando de lado a passividade ao receber alguma informação. No nosso texto vamos explicar pra você o que é o marketing interativo, como ele pode ajudar a sua empresa a oferecer uma nova experiência para o consumidor e alguns bons formatos de estratégias interativas. Bora lá?

 

O QUE É MARKETING INTERATIVO?

O marketing interativo é aquele que reúne materiais dinâmicos que induzem a participação da sua audiência. Ele permite que o usuário responda, clique, reproduza ou tome alguma decisão, participando da jornada de compra.

Esse tipo de conteúdo ajuda a melhorar o engajamento do público com a sua marca, já que torna a experiência dele muito mais interessante e valiosa, o que ajuda o seu negócio a se destacar da concorrência.

 

VANTAGENS DO CONTEÚDO INTERATIVO

No parágrafo anterior comentamos que os conteúdos interativos ajudam a melhorar o engajamento com o seu público. Mas se você ainda tá em dúvida sobre os benefícios dessa estratégia, separamos mais alguns para você:

 

Gera mais leads qualificados

O conteúdo dinâmico, diferentemente do passivo, prende a atenção do usuário e proporciona uma experiência mais rica. Isso gera leads mais qualificados, que querem seguir adiante na jornada de compra, até a etapa final de conversão. E isso tudo traz para a sua empresa mais vendas e aumento do faturamento.

 

Melhora a experiência do usuário

Ao misturar diversão com informação a sua mensagem se torna muito mais atrativa, e os consumidores conseguem consumi-la com mais atenção.

Por exemplo, o que você acha mais atrativo: responder um quiz que ao final vai gerar um cupom de desconto de 10% nas compras de um site, ou ler um e-book? Todos concordam com a primeira opção, certo?

Para diferenciar ainda mais a experiência do seu consumidor, você pode adicionar brindes e recompensas ao seu conteúdo, como cupons de desconto ou algum material gratuito, que são obtidos após o usuário realizar alguma ação.

 

Maior feedback dos clientes

O marketing interativo também gera mais dados das ações dos usuários com os materiais da sua empresa. Por exemplo, você consegue mensurar quantas pessoas acessaram o seu blog para ler algo, mas não é possível dizer se elas leram o conteúdo ou não.

No caso dos materiais interativos, você tem acesso a dados como cliques, interações, visualizações e outras métricas relevantes, que ajudam a avaliar como está sendo a relação dos usuários com aquele conteúdo e gerar insights valiosos sobre as suas estratégias.

 

TIPOS DE CONTEÚDOS INTERATIVOS

Agora que mostramos as vantagens, chegou a hora de apresentarmos os principais formatos que a sua empresa pode usar para aplicar essa estratégia:

  • Stories interativos nas redes sociais;
  • Transmissões ao vivo com chat em tempo real;
  • Infográficos e e-books interativos, com imagens e dados que são revelados com cliques do usuário;
  • Vídeos interativos. Um grande exemplo é o filme “Black Mirror: Bandersnatch”, da Netflix. O conteúdo permite que o espectador decida o que acontece no filme, e dependendo das respostas ele pode assistir a diferentes versões da história;
  • QR Codes;
  • Testes e quizzes;
  • Conteúdos gerados pelo usuário (User Generated Content). Convidar os usuários a compartilhar seu próprio conteúdo também é uma forma de fazer marketing interativo. Nas redes sociais, sua empresa pode incentivar o uso de uma hashtag ou challenge, aproveitando também os vídeos curtos nessa estratégia.
  • Sites interativos, em que os usuários podem personalizar algum produto ou ter uma experiência combinando sons, vídeos e imagens.

A principal função do marketing interativo é estreitar laços com o consumidor, enriquecendo a experiência dele com a sua empresa. Ele ajuda a conhecer melhor os clientes e traçar estratégias mais assertivas para conquistar a sua atenção.

Uma boa forma de começar a fazer marketing interativo é com uma estratégia criativa de marketing digital. Vamos começar a colocar isso em prática com a equipe da BTA? Queremos ajudar a sua empresa a se destacar dos concorrentes e atrair mais leads com performance e criatividade. Entre em contato que te explicamos como!


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