Comunicação

Marketing médico: como humanizar a comunicação no meio digital

21 de agosto de 2021

Médico valoriza seus pacientes

Muitas clínicas de saúde oferecem a seus pacientes o chamado atendimento humanizado, atendendo cada um de forma individualizada, com respeito, ética e dedicação. Porém, quantas clínicas de saúde possuem uma comunicação humanizada no meio digital? O marketing humanizado na saúde pode ajudar sua clínica a estreitar relações com os pacientes e leads, estabelecendo uma ligação especial com eles, o que pode ajudar a atrair mais clientes. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre o assunto!

 

O QUE É O MARKETING HUMANIZADO

O marketing humanizado é aquele que busca humanizar processos e criar conexões entre a empresa e os usuários, e foi muito fortalecido pelo marketing digital. Em consultas ou exames, os pacientes buscam ter uma experiência positiva durante todo o atendimento, e por isso é tão importante que haja uma Gestão Humanizada na empresa que o atenda, valorizando o paciente e o ajudando a resolver sua dificuldade. O mesmo vale para a presença digital desse negócio, pois ambos devem se apoiar em três pilares: emoção, empatia e ética.

Segundo uma pesquisa da Retail Dive de 2018, 70% dos consumidores desejam uma interação humana no meio digital em vez de uma robótica. Dentre eles, 48% afirmaram que essa preferência acontece pois os atendimentos automáticos ou feitos por robôs não conseguiram entender sua necessidade e ajudar a resolver o problema apresentado. Outro ponto que pode e deve ser explorado pelas clínicas e organizações de saúde é mostrar quem está por trás do funcionamento e atendimento na empresa.

 

MOSTRE QUEM ESTÁ POR TRÁS DA SUA EMPRESA

Para humanizar sua clínica no meio digital, é importante divulgar quem está por trás do dia a dia da sua empresa, ou seja, quem é a equipe que realiza os atendimentos e marca as consultas/exames? Quem são os médicos que irão ajudar seus pacientes a terem mais qualidade de vida? Esses são pontos fundamentais que devem ser explorados pelo setor da saúde no marketing digital.

A clínica pode investir em diversos conteúdos que tenham a participação da equipe, como:

  • Vídeos de médicos e demais profissionais explicando algum conteúdo informativo
  • Fotos do dia a dia da equipe de atendimento
  • Atualizações sobre o corpo clínico
  • Conquistas e publicações na área feitas pelos profissionais
  • Depoimentos de colaboradores
  • Vídeos que contem a história da empresa
  • Conteúdos informativos escritos em parceria com alguma autoridade na área
  • Entre outros tipos de conteúdo

E não se esqueça de responder às dúvidas e interagir com os usuários nas redes sociais e e-mail, pois se entraram em contato com você, podem muito bem se tornar seus pacientes no futuro.

 

BENEFÍCIOS DO MARKETING HUMANIZADO PARA A SAÚDE

Seu paciente ou a pessoa interessada na sua empresa é mais que um número de contato. Ele é uma pessoa com sentimentos, desejos e dificuldades a serem superadas. Com o marketing humanizado, a área da saúde pode oferecer a ele um relacionamento mais próximo e humano, feito com empatia e atenção. Dessa forma, o público passa a valorizar a empresa, pois se sente ouvido e acolhido, o que todos querem ser.

É muito importante que o marketing humanizado comece de dentro para fora. Por isso, invista em engajar a equipe e crie um ambiente acolhedor para que ela se sinta motivada a participar e ajudar a empresa a crescer.

Agora que sabe a importância da humanização no marketing digital para o setor da saúde, que tal começar a implementá-la? Temos certeza de que trará muitos resultados positivos!


Vários rostos de pessoas lado a lado

Fazer a oferta certa para as pessoas certas pode ajudar sua escola a colocar em prática estratégias mais assertivas de marketing digital, conquistando assim mais alunos. Conhecer a fundo os comportamentos…

Peça com ícone de pessoa sendo encaixada nas demais peças

Escolher a futura escola dos filhos é uma decisão baseada em muita pesquisa e informação, e para conhecer melhor uma instituição de ensino basta recorrer à internet. Se sua escola não possui uma comunicação humanizada…

Lousa com a frase "5 dicas de marketing digital para escolas"

Você sabe quantos pais de alunos estão deixando de procurar sua escola para matricular o filho com o concorrente? Com a vinda da pandemia, realizar uma boa gestão dos leads (interessados em…