Cliente

Monitoramento de redes sociais na área médica: por que fazer?

23 de agosto de 2021

Mulher vê no celular as redes sociais

Sabe aquele comentário no Facebook que alguém marcou sua clínica, ou aquela mensagem direta na caixa do Instagram que você nunca leu? Depois de ler este post, esperamos que você pense duas vezes antes de deixá-los pra lá ou responder seu cliente sem realmente tirar a dúvida dele. As redes sociais têm muito mais utilidade para as clínicas médicas do que apenas atrair seguidores ou servir como um lugar para postar conteúdo. Com a pandemia, elas passaram a ser o principal canal de comunicação entre pacientes e leads com as empresas, e por isso o seu negócio deve começar já a valorizar o social listening, ou monitoramento de redes sociais. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

 

O QUE É SOCIAL LISTENING?

Social listening significa valorizar a opinião do público nas redes sociais, ou seja, é fazer um monitoramento do que andam falando sobre sua empresa em comentários, mensagens diretas, avaliações e marcações. Ouvir o que as pessoas dizem sobre sua clínica ajuda a pensar em ações para melhorar tanto os serviços prestados quanto a relação com os pacientes e leads (oportunidades de negócio).

 

POR QUE AS CLÍNICAS MÉDICAS DEVEM MONITORAR SUAS REDES SOCIAIS?

Monitorar o que acontece de perto nas redes sociais ajuda a clínica de saúde a obter ideias e traçar estratégias mais assertivas para sua comunicação, melhorando também a forma como se relaciona com seu público.

Além disso, o monitoramento de redes sociais na área médica possui as seguintes vantagens:

  • Descobrir o que o público realmente pensa da empresa
  • Reduzir o número de comentários negativos e reclamações sobre o atendimento prestado por meio de uma interação sincera e humanizada
  • Acompanhar o que a concorrência anda fazendo
  • Direcionar as estratégias de conteúdo, assim como auxiliar a traçar o tom de voz da empresa
  • Tirar dúvidas e aumentar a interação com os pacientes e leads
  • Aumentar o engajamento do público com a empresa
  • Conquistar mais agendamentos por meio da atenção prestada ao público no meio digital

 

COMO MINHA CLÍNICA PODE MONITORAR AS REDES SOCIAIS?

Existem muitas maneiras de colocar o social listening em prática, e algumas delas incluem:

  • Monitorar menções à clínica e ao serviço prestado, assim como comentários sobre os profissionais que fazem parte da equipe
  • Avaliar como o público recebe a comunicação da empresa, seja com posts patrocinados no Facebook, stories no Instagram ou engajamento com o conteúdo de uma forma geral
  • Valorizar e dar suporte ao cliente, respondendo às mensagens, dúvidas e comentários nas mídias sociais
  • Ficar de olho na concorrência, pois é fundamental avaliar as boas e más ações dos concorrentes, para tomar como lição para a sua clínica
  • Gerar novas ideias para traçar novos objetivos com o marketing digital

Praticar o social listening é um grande passo para que as clínicas médicas tenham uma comunicação mais humanizada e próxima ao público nas redes sociais, o que contribui para que mais pessoas passem a acompanhar o trabalho da sua clínica na internet e, consequentemente, considerem se tornar seus pacientes no futuro.


Vários rostos de pessoas lado a lado

Fazer a oferta certa para as pessoas certas pode ajudar sua escola a colocar em prática estratégias mais assertivas de marketing digital, conquistando assim mais alunos. Conhecer a fundo os comportamentos…

Peça com ícone de pessoa sendo encaixada nas demais peças

Escolher a futura escola dos filhos é uma decisão baseada em muita pesquisa e informação, e para conhecer melhor uma instituição de ensino basta recorrer à internet. Se sua escola não possui uma comunicação humanizada…

Lousa com a frase "5 dicas de marketing digital para escolas"

Você sabe quantos pais de alunos estão deixando de procurar sua escola para matricular o filho com o concorrente? Com a vinda da pandemia, realizar uma boa gestão dos leads (interessados em…