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5 tendências do Marketing Digital para 2023

12 de dezembro de 2022

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O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Quem atua no mercado digital, com certeza, sabe que, anualmente, surgem novas tendências de marketing digital para guiar quais conteúdos estarão em alta no próximo ano. É por meio dessas tendências que empresas dos mais diversos segmentos conseguem pensar seus conteúdos estratégicos e atingir o público-alvo com muito mais facilidade.

Porém, vale destacar que essas novas formas de criar conteúdo não precisam necessariamente ser seguidas à risca. É importante que os negócios sejam capazes de analisar quais formatos fazem, de fato, sentido para o próprio empreendimento.

Neste conteúdo conheça as principais Tendências do Marketing Digital para 2023.


1. Inteligência Artificial e Aprendizagem dos Robôs

Iniciamos a lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora essas tecnologias não sejam novas, recentemente elas foram impulsionadas devido aos avanços nos algoritmos computacionais.

2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental

Uma grande tendência de marketing para 2023 é a de trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Esses são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos seguidores e clientes. E como colocar em prática esses três pilares? Levando em consideração algumas questões como:
Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos / entendidos por um maior número de pessoas.
– Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que criar campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa.
Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. É hora de entender que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa.

3. Marketing de influência

O marketing com influenciadores e “garotos propaganda” é algo que existe há anos. Entretanto, sua forma de ser feito está mudando com o passar do tempo. Isso porque, hoje, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim, tornam-se verdadeiros embaixadores da empresa. Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca. É essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que fazem sentido para a sua marca – e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem.

4. Os vídeos continuam sendo tendência para 2023

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais força com o TikTok, o Instagram e o YouTube. Vale ressaltar que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos. Neste cenário, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para a sua empresa.

5 – Realidade virtual e aumentada

Embora esses dois conceitos sejam confundidos como um só, o marketing da Realidade Virtual (VR) e da Realidade Aumentada (AR) são duas tecnologias diferentes que estão preparadas para causar um grande impacto no mundo nos próximos anos.
Realidade aumentada projeta informações (imagens, gráficos, personagens, textos) no mundo real. O uso de filtros no stories do Instagram é um exemplo desta tecnologia, que também pode ser encontrada em locais turísticos. O visitante pode obter conhecimentos adicionais sobre obras e monumentos ao celular, por exemplo, apontando a câmera para um QR Code.
Já a Realidade Virtual substitui o que você está vendo por um conteúdo 100% virtual, criado por computador, como o nome sugere. Essa tecnologia permite que você entre em jogos, cenários e até pontos turísticos e se movimente por eles. Toda a conexão é feita com uso de um óculos especial ou capacete de imersão, para que o usuário não veja o mundo real e se sinta realmente dentro de uma nova realidade durante a experiência. Esta é a tecnologia utilizada também pelo Metaverso.


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