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TikTok e Geração Z: é preciso criatividade para entrar nesse universo

16 de janeiro de 2023

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Se tem algo que o marketing já notou é que, para se comunicar com as gerações mais novas, é preciso estar nas mesmas redes sociais que eles e, consequentemente, encontrar um caminho para seguir as mesmas tendências dessa plataforma. No caso da Geração Z, por exemplo, é imprescindível trazer ações de marketing para o TikTok.

Encontrar maneiras de se comunicar com essa geração por meio da plataforma de vídeos, no entanto, pode ser mais difícil do que parece. Engana-se quem pensa que vale apenas uma música e uma dança: é preciso estar por dentro das tendências e trazer algo imprescindível para a eficiência da divulgação da marca: a criatividade.

O sucesso do TikTok está relacionado com a facilidade que proporciona aos usuários na produção de conteúdos em vídeo. Na plataforma, qualquer pessoa pode compartilhar com milhares de indivíduos uma opinião, uma história ou mesmo uma simples receita de macarrão. Via de regra, o TikTok prioriza o conteúdo e, se ele for bom, os resultados são prósperos.

Um dos pontos que mais atraíram a Geração Z é que o TikTok permite criar comunidades. Além disso, você pode criar o seu vídeo, sem precisar de muita produção, e receber centenas de visualizações, mesmo que não tenha seguidores.

A plataforma aprende rapidamente o que você gosta de consumir. Com apenas algumas sessões no TikTok, já é possível receber conteúdo altamente direcionado. Assim, você navega por um feed de vídeos curtos e aleatórios e pode acabar encontrando conteúdo que você nem sabia que precisava – e que parece que foi feito para você.

Estudo recente sobre a utilização do TikTok

E tem mais: de acordo com a Google, quase 40% da Geração Z prefere pesquisar no TikTok e Instagram em vez de Google Search e Maps. Assim, já é possível ver como esse novo hábito está mudando a forma de consumir conteúdo e fazer pesquisas, especialmente entre as pessoas mais jovens.

E isso não para por aí: O TikTok se tornou peça fundamental na disseminação de campanhas publicitárias e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, encomendada pela plataforma, as peças voltadas para o aplicativo podem ser 73% mais eficientes do que o retorno médio de outras mídias digitais e 80% mais eficientes do que em mídias offline.

O relatório também apontou que, em um ano, as campanhas no TikTok tiveram aumento de 80% no retorno sobre o investimento em publicidade e que a explicação para isso é que, em 2021, poucas empresas anunciavam na plataforma e eram campanhas pontuais. Já em 2022, as ativações foram mais longas e de modo mais contínuo.

Além disso, cerca de 80% dos usuários do TikTok no Brasil afirmaram que confiam e enxergam credibilidade nos vídeos que assistem na plataforma e 85% confirmaram já terem pesquisado por produtos que foram apresentados nos vídeos.

Se bem utilizadas, as tendências e mudanças apresentadas neste post podem trazer muitas oportunidades para as marcas e os profissionais de Marketing. O TikTok tem potencial de se tornar um bom canal topo de funil, ideal para compartilhar conteúdo de infoentretenimento direcionado para a fase de descoberta e aprendizado. Também é um meio muito estratégico para gerar reconhecimento de marca.

Agora, independentemente da forma como você planeja aproveitar essas tendências, é sempre importante ter em mente a sua persona. É somente com esse cuidado que você vai poder oferecer conteúdo valioso para seu público em diversos canais e formatos.


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