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Geomarketing: campanhas regionalizadas mais eficientes
24 de julho de 2023
Atrair a atenção das pessoas para um produto no contexto da digitalização das vendas não é fácil. Seja pela multiplicidade de empresas que disputam a atenção delas, seja pelo perfil cada vez mais exigente do público, o fato é que conseguir despertar seu interesse e convertê-lo em vendas tem sido desafiador e, na busca por essa conversão, novas estratégias têm sido implementadas.
Entre elas, está o “Geomarketing“, que oferece dados geográficos voltados para o comportamento dos consumidores de um local e, a partir disso, permite a criação de campanhas (regionalizadas) mais eficientes.
O geomarketing é baseado em informações georeferenciadas, ou seja, relacionadas a uma localização específica. A renda média dos moradores de um local, por exemplo, é um aspecto relevante para entender o perfil do público que acessa uma loja naquela região e fazer a precificação de um produto, assim como a faixa etária predominante ali, entre outras informações que, em grande número e detalhamento, tornam a estratégia eficiente.
A técnica também mostra sua eficiência ao promover um conhecimento detalhado do cliente em potencial, o que resulta na identificação de novas oportunidades de mercado, na criação de personas mais assertivas e, consequentemente, em decisões melhores nas empresas.
Além disso, auxilia também na medição dos resultados das ações de marketing – ao utilizar dados geográficos para analisar o comportamento do consumidor, as equipes conseguem acompanhar o desempenho das campanhas de forma mais precisa, reduzindo custos, erros e maximizando resultados.
A estratégia também é essencial para negócios em fase de expansão. Ao utilizar informações georeferenciadas, é possível identificar as regiões com maior potencial de venda e logística facilitada, sendo mais assertivo na escolha de onde abrir novos pontos de venda ou no reposicionamento de unidades. Além da possibilidade de implementar ações de marketing digital específicas para o público dessas regiões e obter informações mais precisas sobre como a concorrência atua sobre aquele tipo de público.
Atualmente, é relativamente fácil conseguir essas informações: a utilização massiva de smartphones com localização por GPS constante faz com que as empresas consigam informações úteis sobre o comportamento do seu consumidor e adquiriram insights por meio delas.
A BTA é especialista em marketing digital, criação de campanhas segmentadas e geolocalizadas.
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